Rugby nas Olympiadas

617 palavras 3 páginas
Comitê Rio 2016 introduz o rugby em escolas públicas do Rio
Esporte ainda pouco conhecido no Brasil vira febre entre os alunos da rede municipal de ensino

Alunos da sexta série da escola Guimarães Rosa, no Rio, jogam rugby (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)
A área de Educação do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 iniciou um trabalho, em parceria com a Confederação Brasileira de Rugby, para introduzir o esporte em escolas públicas do Rio. Os professores de educação física receberam aulas da confederação e iniciaram o trabalho de iniciação com as crianças. O resultado da empreitada não poderia ser melhor. Há pouco mais de um mês praticando o esporte, alunos da sexta série da escola Guimarães Rosa, em Magalhães Bastos, se apaixonaram pela novidade, e a confederação espera colher os frutos em um futuro próximo.
“Eu não conhecia o rugby. Só jogava queimado na escola e adorei essa novidade. O rugby é um esporte diferente, nunca tinha visto nada parecido. Ao contrário de outros esportes, nesse a gente só pode passar a bola para trás ou para os lados, nunca para frente. Ainda tenho muito a aprender, mas já sabemos jogar e a diversão é garantida”, disse a pequena Marcelly Cristini, de 12 anos. “A única coisa que eu não gostei é do short que a gente usa. Eles são de menino, muito grandes e feios”, sorriu.
Lucia Imbrosio, professora de educação física, foi a responsável por introduzir o esporte na escola. Agora, além do futebol e do handebol, modalidades preferidas da garotada, surgiu uma nova e interessante opção.
“Foi amor à primeira vista. As crianças se identificaram bastante com o esporte. É um jogo bem ao estilo deles. Um jogo que não é parado, pelo contrário é muito movimentado. E nessa idade o que eles mais gostam é correr. Começamos com as aulas para a turma de sexta série e aos poucos vamos introduzir para outras séries. Até porque as crianças veem a garotada jogando, ficam curiosas e querem participar também”, explicou.
As adolescentes da sétima série da

Relacionados