rudner

Páginas: 4 (903 palavras) Publicado: 17 de dezembro de 2013
1. Rudner define “formulações” como enunciados escritos e as partes destes enunciados que são produto da investigação nas ciências sociais.
2. O autor divide as teorias em teoréticas eno-teoréticas, sendo que as formulações no-teoréticas são aquelas que não formam teoria e dá como exemplo a tipologia, esquemas de classificação e esquemas de definição.
3. Rudner define as teorias como sendo umconjunto de enunciados sistematicamente selecionados que incluem algumas generalizações do tipo lei, e que é empiricamente testável.
4. Rudner afirma que o trabalho da ciência não consistesimplesmente em colecionar fragmentos de informações desconectados, mas que o ideal é relaciona-los entre si e oferecer uma explicação ordenada do universo. A organização é uma condição necessária para ocumprimento das principais funções da ciência, mas o tipo de relação sistemática exemplificada pelos enunciados das teorias é uma relação dedutiva.
5. Um sistema formal pode ser construído como umaespécie de linguagem. Diz-se que uma linguagem é “gererable” quando se produz um método mediante o qual se demonstre que a linguagem pode ser gerada. Nos sistemas interpretados, a linguagem poderia sergerada sem o conhecimento ou sem se ter conta do significado de nenhuma palavra da linguagem.
6. As definições são um conjunto de termos derivados dos termos primitivos, os sinônimos, e servem para darredundância à língua, apesar de que sem eles não haveria perda do poder assertório. Conforme Rudner, a possibilidade deste tipo de redundância na linguagem nos permite considerar um vocabulário totalda mesma, como dividido em duas sublistas: a)todos os termos que não tenho sinônimo algum na lista e b) um elemento de cada um dos grupos internamente sinônimos. A segunda sublista (b) compreenderaentão os elementos restantes, é dizer que os termos definidos da linguagem; a cada membro da lista é um sinônimo de algum membro ou membros da sublista com os termos primitivos.
7. Um sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!