Rua da carioca, centro - rio de janeiro

Páginas: 3 (607 palavras) Publicado: 7 de março de 2013
Rua da Carioca

Foi aberta entre os anos de 1697 e 1698. O caminho, que atravessava o chamado *Areal*, já existia antes de 1967. Nos primeiros tempos, o caminho era chamado Rua do Egito. Depois,quando se levantaram as primeiras edificações no lado direito da rua, descobriu-se, como proprietário de quatro casas e morador de uma delas, um senhor chamado de *Piolho* por seus adversários. Seu nomenão foi guardado pela História, mas logo o povo começou a chamar a Rua do Piolho. E assim permaneceu até 1848, quando a Câmara Municipal lhe pôs o atual nome de Rua da Carioca, por ser o caminho dosque iam buscar água no Chafariz da Carioca. A fotografia mostra um aspecto das obras de alargamento da Rua da Carioca, em 1905.
Atualmente a Rua da Carioca faz parte de um corredor viário do Centro,constituído pela Avenida Nilo Peçanha e as ruas da Assembleia, Visconde do Rio Branco, Frei Caneca e, mais ao longe, Salvador de Sá e Estácio de Sá, na periferia central. A Rua possui muitos comérciose uns em especiais, que são as lojas de instrumentos musicais, em seu decorrer pode-se perceber mais de 7 lojas dos mais diferentes tipos de instrumentos. Outro ponto turístico da rua é o Cine Íris,que foi inaugurada em 31 de outubro de 1909 com 200 lugares por João Cruz Júnior, com o nome de Cinematographo Soberano, homenagem do fundador a um de seus cavalos, fora reformado em 1919 expandindosua capacidade para 1200 lugares e trocou de nome e passou a chamar-se Íris. Em seu auge, chegou até mesmo a ser frequentado por personalidades, como Rui Barbosa que tinha cadeira cativa na sala comsuas iniciais gravadas. O estabelecimento sempre permaneceu sob controle da mesma família e hoje é administrado pelo bisneto do fundador, Raul Pimenta Neto.
No quesito social a rua é constituída detodos os tipos de raças e etnias, a grande maioria são comerciantes, porém podemos observar pessoas indo voltando do trabalho, moradores de rua e etc..
O Íris, mais recentemente viveu sua fase...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geografia do Centro do Rio de Janeiro
  • A arte de andar nas ruas do rio de janeiro
  • Fichamento "Os três centros do Rio de Janeiro"
  • Análise da música “Sou Carioca, sou do Rio de Janeiro” de Gabriel O Pensador.
  • O Boteco carioca e a hospitalidade na cidade do Rio de Janeiro.
  • Manifestações históricas e a atuação da juventude nas ruas do Rio de Janeiro.
  • Trabalho de historia centro Histórico do Rio de Janeiro
  • Relatório sobre visita ao centro histórico do rio de janeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!