Ruídos em rede profibus

Páginas: 7 (1568 palavras) Publicado: 18 de julho de 2012
Ruídos e Interferências em instalações PROFIBUS
| | |


Introdução
Este breve material nos mostra pontos importantes em relação às interferências e ruídos que prejudicam a comunicação PROFIBUS e que podem ser úteis durante a fase decomissionamento/startup e manutenção de uma rede PROFIBUS.
 
Interferência em cabos
O grau de interferência em cabos vai depender de uma série de fatores como projeto, construção e características dos mesmos, bem como de sua interação com outros elementos da rede PROFIBUS (conectores, equipamentos, terminais, outros cabos, blindagem, etc.), além de certos parâmetros do sistema e propriedades do ambiente. Há umavariedade de fatores que limitam o desempenho de transmissão de sinais digitais associados aos cabos e que devem ser considerados no projeto e utilização destes, tais como:
o atenuação;
o ruído que pode ser:
▪ ruído diferencial (característico dos circuitos);
▪ ruído longitudinal (por interferência devida a cabos depotência);
▪ ruído de linha
▪ Gerado por uma fonte eletromagnética
▪ Efeito Corona, Ruído de Linha e Centelhamento
▪ ruído impulso;
▪ diafonia (crosstalk);
▪ distorções por atraso de propagação;
▪ jitter
Em instalações PROFIBUS, as tensões queultrapassam as condições normais de operação, são conhecidas como "surge" e aparecem de forma transitória, podendo afetar o comportamento da rede. Vale lembrar que, como toda rede fieldbus, tem-se a troca de dados e o mais importante é se garantir a integridade dos dados, garantindo a segurança operacional da planta.
Quanto maior o tronco e as derivações da rede PROFIBUS, maior será a amplitudede transientes justamente pela exposição à diferença de potencial de terra. Dano significante também pode ser causado em equipamento conectado por cabos relativamente curtos se os circuitos ou componentes forem particularmente sensíveis. Em algumas situações, dependendo da energia, podem-se ter danos sérios nas instalações e equipamentos.
[pic]

Figura 1 - Vantagem do uso de cabo com partrançado em PROFIBUS na minimizaçãode ruídos
 
A Interferência Eletromagnética (EMI)
A convivência de equipamentos em diversas tecnologias diferentes somada à inadequação das instalações facilita a emissão de energia eletromagnética e com isto podemos ter problemas de compatibilidade eletromagnética. Isto é muito comum nas indústrias e fábricas, onde a EMI é muito freqüente em função do maior uso demáquinas (máquinas de soldas, por exemplo), motores (CCMs), redes digitais e de computadores próximas a essas áreas.
A topologia e a distribuição do cabeamento são fatores que devem ser considerados para a proteção de EMI. Lembrar que em altas freqüências, os cabos se comportam como um sistema de transmissão com linhas cruzadas e confusas, refletindo energia e espalhando-a de um circuito a outro.Mantenha em boas condições as conexões. Conectores inativos por muito tempo podem desenvolver resistência ou se tornar detectores de RF.
Em geral, quanto maior a distância entre os cabos e quanto menor o comprimento do cabo PROFIBUS que corre paralelamente a outros cabos, menor o risco de interferência (crosstalk).
Da física sabemos que uma corrente elétrica gera um campo magnético. O inversotambém é verdadeiro de acordo com a lei de Faraday, um campo magnético variável gera uma corrente elétrica que, por sua vez, gera um campo contrário ao que lhe deu origem. Esse efeito é responsável pela atenuação das interferências quando utilizadas as canaletas de chapa de alumínio, mas ocorre com menor intensidade quando utilizadas canaletas de chapa de aço, pois são magnéticas.
A grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rede profibus
  • REDE PROFIBUS
  • Redes profibus
  • Rede Profibus
  • Rede Profibus
  • redes ASi e Profibus
  • Rede Profibus para planta de Biodiesel
  • relatório sobre rede Profibus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!