Ruídos em Niterói

Páginas: 10 (2327 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Centro Universitário Plínio Leite Anhanguera

Conforto Ambiental III








A Influência do Ruído e Poluição Sonora no Ambiente Urbano da Cidade de Niterói




Professora:

Marisa Fasura

Alunos:





Abril-2014
Niterói/ RJ
Introdução

Ruído significa um som indesejado, barulho, som ou poluição sonora, que po-dem causar sensação de desconforto, e está muitopresente no dia-dia das grandes cida-des.
A exposição em excesso ao ruído pode causar problemas de saúde ou piorá-los, além de gerar impactos na qualidade de vida das pessoas, podendo também interferir em atividades realizadas por aqueles que precisam desempenhar funções expostos a níveis mais altos de ruído, podendo inclusive causar acidentes e prejuízos. A intensidade de um ruído não é o único fatorque determina a sua periculosidade, a duração da exposição pode também ser de muita importância. Os prejuízos de viver em um ambiente ba-rulhento são muitos: pode causar estresse, perda de concentração e diminuição da pro-dutividade no trabalho além de danos irreversíveis a audição.
Na cidade de Niterói, segundo OFLUMINENSE (01/04/12), a poluição sonora é campeã de queixas na Secretaria de MeioAmbiente, que já emitiu R$ 145 mil em multas no período de janeiro a março de 2012, sendo as principais reclamações vindas dos bairros de Icaraí, Santa Rosa e Centro.
Falaremos a seguir, com objetivo de expor, exemplificar e mostrar possíveis so-luções encontradas na arquitetura para o problema da poluição sonora na cidade de Ni-terói, além de apresentar algumas regras presentes no Plano Diretorde Niterói, no Có-digo do Meio Ambiente e outras legislações estaduais e Nacionais.





























Desenvolvimento

O ruído nos grandes centros Urbanos

Estudos sobre o assunto têm contribuído de forma definitiva para o controle da poluição sonora, e consequentemente, para a melhoria na qualidade de vida nos centros urbanos. Para aqueles que vivem outrabalham nesses centros é comum a exposição diária a todo tipo de ruído das grandes cidades, tanto que às vezes o dano causado por todo esse barulho pode passar despercebido por muitos. O barulho do trânsito, de obras, propagandas comerciais, e todos os outros ruídos normais do dia-a-dia podem interferir em nossa saúde, principalmente se expostos por longos períodos.
A intensidade dos ruídos émedida em decibéis (dB). A escala de decibéis é logarítmica, de modo que um aumento no nível de som de três decibéis representa um aumento da intensidade de ruído para o dobro. Por exemplo, uma conversa normal pode atingir cerca de 65 dB e o nível atingido por alguém a gritar será de cerca de 80 dB. A sensibilidade do ouvido humano em relação a diferentes frequências também varia.
Otransito nos centros urbanos são um dos principais fatores que influenciam na propagação de ruído, e ao contrário do trânsito em estradas e rodovias, nas áreas urbanas os veículos dificilmente se movem com fluidez. A maior intensidade de tráfego dá-se nos cruzamentos sinalizados ou travessias “semaforizadas”, cuja variedade de destinos e as características das vias por onde circulam, fazem com queum veículo itinerário se mova executando uma série de acelerações e desacelerações, com pequenos períodos de movimento fluído e outros períodos completamente parados. Este tipo de tráfego é chamado de pulsante. As velocidades são baixas e médias com veículos em marcha lenta e motores com altas rotações dominando claramente o ruído produzido pelo motor e pelo escapamento.
Falandoespecificamente do centro de Niterói, podemos citar alguns exemplos mais significativos de poluição sonora no local. Devido ao Terminal Rodoviário, existe um grande números de ônibus transitando pelo centro, e como a área é muito movimentada, esses ônibus fazem muitas paradas tanto para pegar, quanto parar deixar passageiros; o que somado aos muitos semáforos deixa o trânsito do centro mais lento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • niteroi
  • Niteroi
  • Ruidos
  • Ruídos
  • Ruidos
  • Ruidos
  • ruidos
  • ruido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!