Ruído

Páginas: 22 (5307 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
RUÍDO OCUPACIONAL
Contínuo/Intermitente e de Impacto
NHO 01 Norma de Higiene Ocupacional da Fundacentro





 A NHO-01 faz parte da Série de Normas de Higiene Ocupacional (NHO’s) elaborada por técnicos da Coordenação de Higiene do Trabalho da FUNDACENTRO, por meio do Projeto Difusão de Informações em Higiene do Trabalho, 1997/1998.
São destacados a seguir os principais tópicostratados pelos técnicos da FUNDACENTRO que a elaboraram:
Esta Norma cancela e substitui as seguintes Normas da FUNDACENTRO:
        HHT-06 R/E -1985: Norma para avaliação da exposição ocupacional ao ruído contínuo ou intermitente em fase experimental.
        NHT-07 R/E -1985: Norma para avaliação da exposição ocupacional ao ruído -ruído de impacto.
        NHT-09 R/E -1986: Norma para avaliaçãoda exposição ocupacional ao ruído contínuo ou intermitente através de dosímetros.
As principais modificações e avanços técnicos em relação às Normas anteriores são:
        substituir as três Normas anteriormente existentes e trata tanto da avaliação da exposição ocupacional ao ruído contínuo ou intermitente, quando da avaliação da exposição ocupacional ao ruído de impacto;
        introduz oconceito de nível de exposição como um dos critérios para a quantificação e caracterização da exposição ocupacional ao ruído contínuo ou intermitente e o conceito de nível de exposição normalizado para interpretação dos resultados;
        adota o valor "3" como incremento de duplicação de dose (q = 3);
        considera a possibilidade de utilização de medidores integradores e de medidores deleituras instantâneas.
1.         OBJETIVO
Esta Norma Técnica tem por objetivo estabelecer critérios e procedimentos para a avaliação da exposição ocupacional ao ruído, que implique risco potencial de surdez ocupacional.
2.         APLICAÇÃO
A Norma aplica-se à exposição ocupacional a ruído contínuo ou intermitente e a ruído de impacto, em quaisquer situações de trabalho, contudo não estávoltada para a caracterização das condições de conforto acústico.
3.         TERMINOLOGIA E DEFINIÇÕES
3.1       Para os fins desta Norma aplicam-se as seguintes Definições, Símbolos e Abreviaturas:
Ciclo de exposição: conjunto de situações acústicas ao qual é submetido o trabalho, em seqüência definida, e que se repete de forma contínua no decorrer da jornada de trabalho.
Critério deReferência (CR): nível médio para o qual a exposição, por um período de 8 horas, corresponderá a uma dose de 100%.
Dose: parâmetro utilizado para caracterização da exposição ocupacional ao ruído, expresso em porcentagem de energia sonora, tendo por referência o valor máximo da energia sonora diária admitida, definida com base em parâmetros preestabelecidos (q. CR, NLI).
Dose Diária: dose referente àjornada diária de trabalho.
Dosímetro de Ruído: medidor integrador de uso pessoal que fornece a dose da exposição ocupacional ao ruído.
Grupo Homogêneo (GHE): corresponde a um grupo de trabalhadores que experimentam exposição semelhante, de forma que o resultado fornecido pela avaliação da exposição de parte do grupo seja representativo da exposição de todos os trabalhadores que compõem o mesmogrupo.
Incremento de Duplicação de Dose (q): incremento em decibéis que, quando adicionado a um determinado nível, implica a duplicação da dose de exposição ou a redução para a metade do tempo máximo permitido.
Limite de Exposição (LE): parâmetro de exposição ocupacional que representa condições sob as quais acredita-se que a maioria dos trabalhadores possa estar exposta, repetidamente, sem sofrerefeitos adversos à sua capacidade de ouvir e entender uma conversão normal.
Limite de Exposição Valor Teto (LE-VT): corresponde ao valor máximo, acima do qual não é permitida exposição em nenhum momento da jornada de trabalho.
Medidor Integrador de Uso Pessoal: medidor que possa ser fixado no trabalhador durante o período de medição, fornecendo por meio de integração, a dose ou nível médio....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ruídos
  • Ruidos
  • Ruidos
  • ruidos
  • ruido
  • Ruídos
  • Ruidos
  • Ruido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!