rtrttrtr

3712 palavras 15 páginas
APOSTILA – ARMAZENAGEM

“Armazenagem e Distribuição são imperativos para qualquer empresa” – frase de Alan Walter – diretor de projetos do Conselho Europeu de Logística.

A IMPORTÂNCIA DA ARMAZENAGEM PARA A LOGÍSTICA

A armazenagem aparece como uma das funções que se agrega ao sistema logístico, pois na área de suprimento é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos. Armazenagem é um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matéria-prima, produtos acabados e semi-acabados. Os termos “armazenagem” e “estocagem” são freqüentemente usados para identificar coisas semelhantes. Mas, alguns preferem distinguir os dois, referindo-se à guarda de produtos acabados como “armazenagem” e à guarda de matérias-primas como “estocagem”. No processo de produção, são gerados estoques de produtos em processo, e, na distribuição, a necessidade de armazenagem de produto acabado é, talvez, a mais complexa em termos logísticos, por exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado.

SISTEMA DE ARMAZENAGEM

A armazenagem está entre os tópicos mais importantes da cadeia logística. Um sistema de armazenagem bem aplicado na empresa pode solucionar e evitar diversos problemas que influenciam diretamente no processo produtivo e de distribuição dos produtos, otimizando espaços e diminuindo sensivelmente o custo do produto para o consumidor final e consequentemente aumentado a competitividade no mercado. Atualmente as empresas estão muito niveladas em relação ao aspecto tecnológico, sendo a logística um dos principais diferenciais para a sobrevivência e o crescimento das empresas no mercado. Uma logística eficiente pode representar o diferencial de uma empresa. Sistemas de armazenagem de materiais:

Confeccionados em aço, os sistemas de armazenagem são equipamentos de acondicionamento de matérias-primas ou de produtos

Relacionados