RTRTRTTTR

1108 palavras 5 páginas
MÉTODOS DE CUSTEIO
A melhor escolha para obtenção de lucro

Carlos Eduardo da Costa - 383914
Prof. Marcos Antonio Sens
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD1641) – Gestão de Custos
08/05/09

RESUMO

O presente trabalho vem mostrar os tipos de custeio de produtos. Explicar o que são esses métodos e as suas vantagens e desvantagens no processo produtivo e administrativo de cada instituição. Esclarecer qual a finalidade de um bom método de custeio para as empresas.

Palavra-chave: Custo; Absorção; Variável.

1 INTRODUÇÃO

A determinante entre o sucesso de uma empresa e seu fracasso está basicamente na diferença entre o custo do produto e o seu preço de venda, o lucro. Determinar qual o melhor escolha para distribuir o custo no preço de venda e fundamental para o resultado da empresa. Basicamente existem dois tipos de custeio de produtos, custeio por absorção e custeio variável. O que são e quais as suas características serão apresentados a seguir.

2 MÉTODOS DE CUSTEIO

Para Moura (2005), existem basicamente dois métodos de custeio, absorção e variável. Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.

3 CUSTEIO POR ABSORÇÃO

De acordo com Sá (2009), o sistema de custeio por absorção consiste na verificação de todos os custos envolvidos da produção dos bens ou serviços prestados, sejam eles fixos ou variáveis. Portando alem dos custos de produção como matéria prima, mão de obra e outros, os custos indiretos como manutenção, planejamento, controle de qualidade entre outros, também são rateados dentro do custo do produto seguindo o critério estabelecido pela empresa.

Para Moura (2005), no custeio por absorção todos os custos são divididos pelo estoque, onde cada produto absorve aquilo que lhe caiba

Relacionados