Rtm - nervo isquiático

734 palavras 3 páginas
RTA

Percurso do nervo isquiático: Um compacto nervoso sai da pelve atravessando o forame isquiático maior. Logo após atravessar esse forame, o plexo sacral emite seus ramos colaterais e se resolve no ramo terminal, que é o nervo isquiático. Para os músculos da região glútea vão os nervos glúteo superior (L4, L5 e S1) e glúteo inferior (L5, S1 e S2). Um ramo sensitivo importante é o nervo cutâneo posterior da coxa, formado por S1, S2 e S3.
Para o períneo, temos o nervo pudendo formado á partir de S2, S3 e S4.
O nervo isquiático é o mais calibroso e mais extenso nervo do corpo humano, pois suas fibras podem descer até os dedos dos pés. Esse nervo é constituído por duas porções, que são os nervos fibular comum (L4, L5, S1 e S2) e tibial, formado por L4, L5, S1, S2 e S3. O nervo fibular comum já na fossa poplítea dirige-se obliquamente para baixo e lateralmente se bifurcando em nervos fibulares superficial e profundo.
Do plexo sacral saem também os nervos para o músculo obturatório interno e músculo gêmeo superior (L5, S1 e S2); para o músculo piriforme (S1 e S2); para o músculo quadríceps da coxa e músculo gêmeo inferior (L4, L5 e S1); para os músculos levantador do ânus, coccígeo e esfíncter externo do ânus (S4); e o nervo esplâncnico pélvico (S2, S3 e S4).

Relação do diafragma com a postura corporal:
O diafragma está diretamente relacionado a certos aspectos posturais. Por sua posição central, o diafragma representa um ponto de união e conexão no sistema músculo-esquelético. Quando se inibem ou se limitam os movimentos diafragmáticos, a respiração se debilita, a coluna vertebral tende a encurvar-se, a musculatura das costas se tensiona e a pessoa enrosca, de certo modo, sobre si mesma. Pelo contrário quando o diafragma trabalha com liberdade, se amplia a capacidade respiratória, o que permite uma boa entrada de oxigênio. O organismo – sobretudo a coluna vertebral se fortalece e se facilita em grande medida uma boa postura corporal, associada à

Relacionados

  • Recursos terapeuticos manuais
    4175 palavras | 17 páginas