Rtggrefw

1452 palavras 6 páginas
A – Governo Dutra

1. Descrever a posição do governo Dutra no início da Guerra Fria. Quais foram as consequências internas desta postura?

O governo Dutra alinhou-se aos EUA durante a Guerra Fria; como consequência, o Partido Comunista foi posto na ilegalidade. Seus políticos eleitos, incluindo Carlos Prestes, tiveram seus mandatos cassados.

2. Fazer uma pesquisa (no material que você recebeu ou em outras fontes) e diferencie a organização econômica de um país capitalista de um socialista.
A organização econômica do capitalismo tem como princípio a garantia da propriedade privada. Em sua estrutura, os meios de produção são particulares, o trabalho é assalariado e a inciativa privada deve ter predomínio em relação à atividade estatal. No socialismo, a propriedade privada é abolida, e os meios de produção passam a pertencer ao Estado. A economia é controlada pelo Estado, a fim de promover a distribuição igualitária das riquezas da sociedade. 3. Em termos econômicos o governo Dutra apresentou duas fases. Diferencia-las.
A primeira fase do Governo Dutra ocorreu durante o período de 1946 a 1947, e teve como princípio o liberalismo econômico, sem restrições a importação de produtos. A segunda fase, que teve início em 1947, teve como objetivo o maior controle de importações, tendo em vista reestabelecer o equilíbrio da balança de pagamentos. Dutra lança seu novo plano de governo, com o objetivo de controlar a inflação. Entretanto, seu mal formulamento o levou a ser abandonado em 1950.

B – Governo Vargas

4. O que significa dizer que o segundo governo Vargas foi nacional-reformista?

O segundo governo de Vargas buscou impulsionar a industrialização brasileira, entretanto, o país ainda não tinha tecnologia avançada para tal. Por isso, Vargas tinha como objetivo associar o capital estrangeiro com o nacional.

5. Contextualizar a campanha “O petróleo é nosso”.
Vargas, apesar de atrair investimentos estrangeiros ao país, não tinha como

Relacionados