Rtfh67

627 palavras 3 páginas
A INFLUÊNCIA DOS MASS MEDIA NA COGNIÇÃO SOCIAL
Daniela Novo Meira, nº13, 12º F
Escola Secundária Santa Maria Maior, Psicologia

De um modo geral, a cognição social consiste no conjunto de processos cognitivos que estão na base do modo como encaramos os outros, a nós próprios e à forma como interagimos. Sendo assim, pode deduzir-se que existem fatores de cognição social, que vão condicionar a forma como interpretamos o mundo real, a saber: a influência da família, escola e grupo de pares, bem como, a influência dos mass media.
De facto, os meios de comunicação social, incluindo a internet, a televisão, os jornais e a rádio, têm um papel significativo na formação das nossas representações socias, visto que atingem simultaneamente uma vasta audiência, num curto período de tempo, envolvendo milhares de pessoas no processo. De entre estes destacam-se a televisão e a internet, pois são os que têm maior impacto na vida das pessoas, devido à facilidade com que se pode aceder a uma diversidade de informação a partir dos mesmos.
Existem várias razões explicativas do grande impacto televisivo na formação das representações sociais, tais como:
Deste modo, tendo em conta a forte adesão das pessoas a este meio de comunicação social, pelos motivos já apresentados, pode colocar-se a seguinte questão: Como poderá a televisão contribuir para a formação pessoal do indivíduo, interferindo consequentemente na sua forma de interpretar o real?
Ao assistir a programas televisivos, o sujeito pode desenvolver várias competências, de entre elas a competência sociocultural: a televisão coloca todos os dias o telespectador face a outras culturas, a outros hábitos, podendo contribuir para mudanças de atitude e de respeito pela diversidade. A televisão pode nomeadamente contribuir para uma conceção universalista do cidadão, levando-o à abertura de fronteiras e facilitando a compreensão entre homens. Por outro lado, a competência sociocultural conduz à adoção de atitudes críticas. Só

Relacionados