rtete

943 palavras 4 páginas
CAPÍTULO 7

DO MITO À RAZÃO: NASCIMENTO DA FILOSOFIA NA GRÉCIA ANTIGA

Advento da Polis, nascimento da filosofia: entre as duas ordens de fenômenos os vínculos são demasiado estreitos para que o pensamento racional não apareça, em suas origens, solidário das estruturas sociais e mentais próprias da cidade grega.

(Jean-Pierre Vernant)

1. Introdução
Todos nós sabemos que os primeiros filósofos da humanidade foram gregos.
Isso significa que embora tenhamos referências de grandes homens na China (Confúcio, Lao Tsé), na
Índia (Buda), na Pérsia (Zaratustra), suas teorias ainda estão por demais vinculadas à religião para que se possa falar propriamente em reflexão filosófica. O que veremos neste capítulo é o processo pelo qual se tornou possível a passagem da consciência mítica para a consciência filosófica na civilização grega, constituída por diversas regiões politicamente autônomas.

Periodização da história da Grécia Antiga

- Civilização micênica -p desenvolve-se desde o inicio do segundo milênio a.C. e tem esse nome pela importância da cidade de Mícenas, de onde, no século
XII a.C., partem Agamemnon, Aquiles e
Ulisses para sitiar e conquistar Tróia.

- Tempos homéricos (séculos XII a VIII a.C.) - sao assim chamados porque nesse periodo teria vivido Homero (século IX ou VIII). Na fase de transição de um mundo essencialmente rural, o enriquecimento dos senhores faz surgir a aristocracia proprietária de terras e o desenvolvimento do sistema escravista.

- Período arcaico (séculos VIII a VI a.C.) - grandes alterações sociais e políticas com o advento das cidades-estados ppólis) e desenvolvimento do comércio e conseqUente movimento de colonização grega.

- Período clássico (séculos V e IV a.C-) - apogeu da civilização grega. Na política, expressão da democracia ateniense; explosao das artes, literatura e filosofia. Epoca em que viveram os sofistas, Sócrates, Platão e

Relacionados