Rtertetes

8096 palavras 33 páginas
Motivos que nos levaram à escolha desta Associação...

Escolhemos esta Associação uma vez que se caracteriza por ser uma ” instituição onde se articula a generosidade (voluntariado social) e a organização postas ao serviço da Comunidade (Instituição Privada)” na qual se insere para concretizar respostas a necessidades sentidas no seio desta.
A Associação Ajuda de Berço tem como Missão testemunhar o respeito pela Vida Humana, e o Acolhimento de crianças abandonadas ou em situação de risco.
Para além do acolhimento das crianças, os técnicos da Ajuda de Berço intervêm na dinâmica familiar de cada criança, de forma a ajudar as famílias, quando possível, a encontrar soluções para receber de novo a criança.
Tivemos em conta, ainda, o facto de ser uma área que possamos trabalhar no futuro.

Em contexto com o capítulo 4: As imposições do meio

Teoria Taylorista e sistémica

Um paradigma compreende um conjunto de crenças, uma visão do mundo e um princípio organizador.
A teoria Taylorista traz consigo a decomposição de um objecto de estudo em subpartes de maneira a compreender os seus elementos mais pequenos e, a partir deles, explicar o conjunto, isto é, a partir desta teoria deveríamos decompor a organização que estudamos, Ajuda de Berço, em subpartes, de forma a compreendermos melhor o seu funcionamento, bem como os elementos que dela fazem parte, tais como: médicos pediatras, enfermeiros, terapeutas e outros profissionais, apara além de pessoas que disponibilizam o seu tempo para ajudar a tratar do centro de acolhimento e das crianças.
A teoria sistémica iniciada por Ludwing von Bertalanffy, em 1951, permite estabelecer as bases de um novo paradigma, que vem acompanhar, e não substituir, o antigo. Tem como objectivo uma maior eficácia da acção colectiva, permitindo reunir e organizar os conhecimentos. Neste caso, teríamos de reunir todas as informações necessárias acerca da instituição e assim perceber o seu funcionamento e a eficácia que tem no meio

Relacionados