rt4t

4437 palavras 18 páginas
17
CAPITULO II
O INDIVÍDUO TRABALHA COMO FOI SOLICITADO.
2.1 A Socialização Influência os Objetivos Buscados nas
Organizações
.
Muitos supervisores desesperam-se com os homens do campo que vem para as fábricas pelo fato de eles não compreenderem a exigência de seus serviços serem bem feitos. Provavelmente, tais atitudes decorrem dacultura rural brasileira, que condiciona o trabalho à sobrevivência e não a perfeição do que é executado, como se produzir peças fosse plantar milho sem alinhamento ou maiores cuidados com a lavoura. Isso não o correriano Japão onde a cultura diferente da brasileira, sempre valor izou o artífice executor de miniaturas artísticas, o que permitiu em uma só etapa, sua transferência para a fabricação de instrumentos de alta precisão.
Assim dependendo da cultura vigente na sociedade e in teriorizadurante toda uma vida por meio da socialização, o indivíduo aceita: engordar as fileiras da mão-de-obra mal paga por não ser qual ificado: torna-se um artífice em busca da perfeição; ou ser um administradorobjetivando prestígio e realização.
2.1.1 A Cultura é introduz ida pela socialização
As pesquisas de McClelland chamaram a atenção par a a busca da realização profissional por parte das pessoas cujos pais lhes tinham exigido altos desempenhos e ao mesmo tempo, desenvolvido sentidode independência. Em contra partida, destacou a busca da afiliação
18
por aqueles cujas famílias lhes tinham ensinado a ser conformistas e também, criando a sensação de ansiedade. Nesse sentido é interessante ler o relato de Luiz Antônio Costa, cuja mãe muito pobre o incentiva a plantar legumes e criar galinhas no quintal para ir vendê-los de porta em porta, fato que o ajudou a transformar-se no empresáriointernacional das industrias de couro com a marca Zebu.
Depois de verificar essa relação do tipo de aprendi zagem sofrida na infância com que o indivíduo busca satisfazer na vida adulta,
McClelland ampliou suas pesquisas para

Relacionados

  • ahushashouahoshaoa
    2008 palavras | 9 páginas
  • PrensaHidraulica
    11250 palavras | 45 páginas