Rsenha sobre o video " a maior história alguma vez já contada"

567 palavras 3 páginas
RESENHA
ZEITGEIST. Título: Zeitgeist Parte I – "The Greatest Story Ever Told" ("A Maior História Alguma Vez Contada"). Revisão e correção por RZN, 2008. 1 Vídeo (1:57:55 min), legendado.
KAMILA MEZZOMO FRANCISCHETTO
O vídeo tem como tema a religião e as instituições religiosas, que é um dos principais mecanismos de controle social, têm sua atenção voltada principalmente para o cristianismo, sobre o qual faz uma avaliação minuciosa e crítica, o apontado como sendo um mito fundamentado nas antigas civilizações e em sua astrologia, sendo a Bíblia baseada em histórias antigas, um exemplo seria o dilúvio que de acordo com o vídeo foi retirada diretamente das tradições, estando presente em praticamente todas as civilizações antigas, aparecendo em mais de 200 diferentes citações, em diferentes períodos de tempo, como na Epopéia de Gilgamesh escrita em 2600 A.C. São feitas diversas comparações e apontadas muitas semelhanças entre Jesus e outros deuses que o antecederam, o principal e Horús, um deus da civilização egípcia, sendo chamado de “deus sol”, sendo seguido da deusa Attis da Phyrigia, Krishna da Índia, Dionísio da Grécia, Mithra da Pérsia, todos nascidos no dia 25 de dezembro de uma virgem, realizaram milagres, foram crucificados, e ressuscitaram no terceiro dia. Porque tantas semelhanças? Porque se mantém sempre os mesmos atributos? Concluí-se que trata-se de uma questão totalmente astrológica, pois no solstício de inverno, no dia 22 de dezembro o sol atinge o ponto mais baixo no céu, o que simboliza a sua morte, após três dias, ele move-se para o norte, o que simboliza a ressurreição, porém essa ressurreição só é comemorada no equinócio de primavera ou páscoa, já os doze discípulos correspondem as doze constelações do zodíaco, na qual Jesus como sendo o sol, viaja.
Portanto de acordo com o vídeo Jesus é um mito, uma paródia a adoração do sol, criado a partir de histórias e mitos de civilizações antigas, principalmente a egípcia, sendo a religião desta a base

Relacionados