Rsenha: mesa: crepop: construção das referências para a atuação dos psicólogos em políticas públicas.

1156 palavras 5 páginas
GONÇALVES, Maria da Graça Marchina. Mesa: Crepop: construção das referências para a atuação dos psicólogos em políticas públicas. In: V Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas – Subjetividade, Cidadania e Políticas públicas / Conselho Federal de Psicologia. – Brasília: CFP, 2011.

O texto é resultado de uma conferência feita pela autora Maria da Graça Marchina Gonçalves em uma Mesa do V Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas – Subjetividade, Cidadania e Políticas Públicas / Conselho Federal de Psicologia. – Brasília: CFP, 2011, denominada de: Centro de Referência Técnica em Psicologia e políticas Públicas – Crepop: construção das referências para a atuação dos psicólogos em políticas públicas.
A autora inicia a palestra apresentando o Crepop como um projeto do Conselho Federal de Psicologia e conta com a participação de uma rede de 17 Conselhos Regionais de Psicologia e que há um trabalho a partir da coordenação nacional que é a discussão da relação entre Psicologia e Políticas públicas. Sinteticamente, o objetivo geral do Crepop é caracterizar o trabalho dos psicólogos nas diversas áreas das políticas públicas e produzir referências para atuação.
Para melhor entender o papel do Crepop neste momento, é importante reconhecer que temos uma profissão que cresceu muito rapidamente nos últimos anos e reconhecer que isso trouxe conseqüências diversas. Nesse sentido, temos reconhecido a necessidade de a Psicologia se colocar, frente à sociedade, em defesa dos direitos sociais, dos direitos humanos. Temos feito essa reflexão como categoria.
Os Conselhos de Psicologia, na sua política, tem defendido esse princípio: o da necessidade de estar nos lugares sociais que nos permitam fortalecer, no sentido de sua garantia, os direitos humanitários e os direitos sociais.
Na perspectiva da garantia de direitos, vivemos em um momento pós-Constituição de 1988, em que a implementação de políticas públicas nessa direção é ainda um desafio para as

Relacionados