Rsenha filme A Missão

476 palavras 2 páginas
Resenha filme A missão
(Foi abordado as ideias principais: antropocentrismos, cartesianismo, colonização e capitalismo)

O filme A Missão mostra vários pontos fundamentas para a formação da humanidade de hoje, o porquê da mudança de uma sociedade feudal para capitalista, do teocentrismo para antropocentrismo e como ocorreu na colonização dos Índios Guaranis. Na colonização da America por Portugal teve intuito de exploração e dominação, primeiro utilizarão da religião para imporem o temor ao Diabo para voltarem às florestas e o respeito a Deus. No filme quando sugeriram aos índios que voltassem para as florestas disseram: “não iremos voltar, pois o diabo vive lá”.
O diretor enfatiza bem a influencia que os índios vão tendo dos jesuítas, muitas cenas mostram fazendo os instrumentos musicais, cabanas para morarem, igrejas, plantações, passam a cultuar os santos católicos louvarem em corais, aos poucos vão aprendendo o idioma dos brancos, tendo aulas religiosas perdendo aos poucos a sua identidade.

Se opondo a ideia do teocentrismo (que defendia que Deus deve ser o centro do pensamento e das ações do homem), nasceu o antropocentrismo, uma ideia onde se defende que o homem deve estar no centro das ações, da cultura, da história e da filosofia – o homem como o centro dos cosmos. Os renascentistas defensores do antropocentrismo “pregavam” a razão, o homem e a matéria. Queria também ver o prazer desvencilhar-se do rótulo de “pecado”, rompendo paradigmas característicos da era anterior. O antropocentrismo veio, enfim, romper com os costumes da Idade Média e seu teocentrismo conservador.

A partir desse momento iniciou-se a necessidade do homem de sempre querer mais e mais, como o feudalismo já estava se enfraquecido devido à perda de poder dos senhores feudais e da igreja, foi o momento de estabelecer um novo sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta,

Relacionados