Rsenha do livro Cultura: Um conceito antropológico (Roque de Barros Laraia)

Páginas: 2 (266 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2014
Resenha

Cultura: Um conceito antropológico (Roque de Barros Laraia)

A cultura é fundamental para o desenvolvimento do homem, e é essencial para o serhumano, não existe ser humano sem cultura.

A principal característica da cultura é que ela diferencia povos. Ela faz com que o homem se adapte em um ambiente (mas oambiente não influencia na cultura do homem) desse modo o homem conseguiu perpetuar a sua espécie durante anos e transformar a terra em seu habitat.

A culturapossibilita o homem de conhecer sua própria natureza. Em um mesmo ambiente é possível encontrar várias culturas, também é possível encontrar culturas semelhantesem espaços físicos diferentes. A cultura se modifica de acordo com o tempo, para se tonar mais tolerável a novas gerações.

O autor reforça que nenhuma cultura ésuperior a outra e todas devem ser respeitadas. Cada cultura tem sua lógica, isso as torna verdadeiras. Para entendê-las é necessário entender sua historia, seupróprio paradigma cultural.

Segundo o autor, a cultura origina-se apenas do ser humano, cada cultura possui leis e características de ordem natural. Sexo, idade ecostumes diferem a participação de um individuo em determinada cultura. O comportamento humano, apesar de ser igual, apresenta diferenças em determinadasculturas.

A desigualdade cultural é explicada pelo grau desigual de evolução, temos como exemplo a parte nobre que não utilizam da mesma cultura das partesmarginalizadas, mostrando assim para a sociedade que o problema de cultura é verdadeiro. A constituição genética de grupos sociais determina o comportamento humano.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro cultura: um conceito antropológico, roque de barros laraia
  • FICHAMENTO DO LIVRO “CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO” DE ROQUE DE BARROS LARAIA
  • Resenha laraia, roque de barros. cultura: um conceito antropológico.
  • Resenha cultura
  • Resenha sobre o livro: cultura – um conceito antropológico, de roque de barros laraia
  • Fichamento do livro de LARAIA, Roque de Barros- Cultura: um conceito antropológico.
  • Resenha, laraia. roque de barros
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!