rsenha critica do filme crianças invisiveis

367 palavras 2 páginas
As discussões em torno da legitimidade da redução ou não da maioridade penal no Brasil sempre estão em voga. No entanto, nunca houve um consenso acerca da questão. Afinal, será que reduzir a maioridade penal irá reduzir os índices de violência praticada por “menores infratores”? Será que enviá-los para penitenciárias mais cedo irá mudar essa realidade? O que sabemos de fato é que presídios estão cada vez mais cheios e não conseguem mudar a realidade de infratores. Mas se algo não for feito para mudar esses índices cada vez mais alarmantes de violência praticada por crianças e adolescentes, a situação só irá piorar. Entao o quqe devemos fazer para melhorar essas soluçoes

A questão da redução da maioridade penal vai além do fato de que um jovem possa julgar o que é certo ou errado, o problema é bem mais complexo do que isso. O Brasil vive hoje uma crise carcerária absurda, o numero de presos já é mais que o dobro da capacidade nas prisões brasileiras, portanto, diminuir a maioridade penal significaria uma lotação carcerária ainda maior, que a atual infraestrutura do Brasil não suportaria.
A vida criminosa de um jovem está diretamente ligado a situação em que vive; a pobreza, falta de oportunidade e de educação, levam o jovem a ficar numa situação que não tem nada a perder mais, por isso ultimamente vemos tantas barbaridades cometidas por esses menores. Uma das soluções seria realmente investir em educação e oportunidades para esses jovens.
Outra questão importante é investir e melhorar bastante o atual cenário do ECA ( Estatuto da criança e do adolescente),pois mais da metade dos jovens que são submetidos a essas medidas socioeducativas voltam para a vida criminosa.
Portanto simplesmente reduzir a maioridade penal não resolverá o problema dos menores delinquentes, o governo precisa investir em educação e nas medidas socioeducativas para que os jovens criminosos tenham em que se apoiar e recomeçar e para que não surjam mais jovens no crime.

Relacionados