rrtrt

348 palavras 2 páginas
1) Faça um levantamento das principais ideias do texto.

R= O texto trata do liberalismo e da ascensão do pensamento burguês que visava a extinção do absolutismo além da separação entre Estado e sociedade na medida em que seus direitos particulares fossem preservados (principalmente os de natureza econômica) como também o de reduzir a interferência do privado sobre o público no que diz respeito a busca da legitimidade do poder na tradição das linhagens de nobreza

2) Em que sentido as revoluções Gloriosa e Francesa podem ser chamadas de revoluções burguesas?

R= Pois ambas lutavam para a extinção do absolutismo, assemelhando seus interesses com os da burguesia que visava limitar a autoridade dos reis além de defender os princípios da igualdade, liberdade e fraternidade.

3) Que mudanças na política e na economia feudais eram necessárias para o implante da nova ordem burguesa?

R= Em ambas era necessária maior autonomia por parte da sociedade nas decisões a serem tomadas e não somente o poder e a decisão de sanção ou veto nas mãos do rei, mas sim a participação em conjunto da sociedade nos aspectos que dizem respeito à economia e política.

4) O liberalismo tem como característica a crescente preocupação com a individualidade. Explique como isto acontece nas formas do liberalismo ético, político e econômico?

R= Em ambas as formas de liberalismo, a clara opção pela separação entre Estado e sociedade faz presente. O liberalismo ético faz menção as garantias individuais como liberdade de expressão e religião; No liberalismo político há a busca da legitimação do poder com base no consentimento dos cidadãos e não somente na vontade do rei, garantindo assim a participação dos mesmos nas decisões políticas e no liberalismo econômico havia inicialmente a oposição a intervenção do rei nos negócios.

John Locke

1) Dê as características da teoria contratualista de

Relacionados