rrtjjy

1588 palavras 7 páginas
Devmedia - Java Magazine - Implementando Captcha com Servlets

1 de 7

http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=1967&vt=-1

Implementando Captcha com Servlets

Captcha (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans uma técnica utilizada para verificar se quem está requisitando um determinado serviço do software é um usuário, e não uma aplicação robô. A idéia basicamente é apresentar caract de validação para que sejam digitados pelo usuário para serem validados pela aplicação, es caracteres devem ser legíveis a humanos, mas não para aplicações. Geralmente isso é feito através de imagens com caracteres distorcidos.

A técnica é muito utilizada para evitar spam em listas de discussão, chats, e telas de cadas que não requerem login.

Existem disponíveis algumas API’s para implementação de captcha em Java, uma delas é a
JCaptcha, que usaremos nesse artigo.

Como exemplo, tomaremos uma rela de comentário de um blog, colocaremos captcha para evitar que sejam postadas mensagens por rotinas automatizadas, gerando spam na lista d comentários. Estrutura

Para iniciar a aplicação criaremos a estrutura básica de uma aplicação web, crie na pasta webapps do Tomcat de acordo com a estrutura mostrada na Figura 01.

Figura 01. Estrutura de diretórios.
Faça o download da API JCaptcha no seguinte endereço: http://prdownloads.sourceforge.net/jcaptcha/jcaptcha-bin-1.0-RC3.zip?download Descompacte o arquivo .zip, pegue o arquivo jcaptcha-all-1.0-RC3.jar e coloque na pasta l da aplicação.
POJO

Criaremos também uma classe Comentario que será o POJO do nosso cadastro. Como não objetivo desse artigo, não iremos persistir esses objetos, mas logicamente em uma aplicaç real você teria que fazer isso. package br.com.javamagazine.jairelton2; public class Comentario { private int id; private String nome; private String email; private String texto; public Comentario(){ nome = ""; email = ""; texto = "";
}

Relacionados