RRESUMO DO LIVRO “O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional” (Marilda V. Iamamoto)

6127 palavras 25 páginas
RESUMO DO LIVRO “O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional” (Marilda V. Iamamoto)

01- 1ª Parte - TOPICO I- Pags. 17 a 81

Na introdução do livro o grupo fez uma análise dos tempos atuais, focalizando o serviço social dentro deste contexto. Demonstrando que há um momento de desafios, onde não há facilidades, porém não podemos deixar de lutar por nossos sonhos. “(...) os assistentes sociais são desafiados neste tempo de divisas, de gente cortada em suas possibilidades de trabalho e de obter seus meios de sobrevivência, ameaçada na própria vida” (pág. 18). Estamos na era do grande capital financeiro, onde cresce o desemprego. Mais uma vez este tempo traz como desafio ao assistente social a luta dos trabalhadores por sobrevivência, estando cada vez mais difícil um trabalho estável. Aumenta ainda mais a exclusão social de jovens, mulheres e crianças.
O grupo mostrou os pressupostos para uma análise da profissão nos dias de hoje, dizendo que “devemos romper com a visão endógena, focalista, uma viso de dentro do Serviço Social, prisioneira em seus muros internos” (pág. 20). Sendo assim, o assistente social hoje irá formular e participar das políticas públicas, bem com irá atuar na gestão das políticas sociais. Seremos profissionais que romperão com a rotina institucional e buscarão aprender o movimento das realidades para detectar tendências e possibilidades de inovações que podem ser impulsionadas pelo assistente. Enfatizaram que não seremos os mágicos que resolveremos todos os problemas, mas iremos possibilitar a solução, ou seja, viabilizar, efetivar.
Devemos também evitar o fatalismo histórico, onde a realidade já estaria definida na historia, isto traz certa acomodação dando a profissão uma mediocridade profissional. Outro aspecto que o grupo destacou é que devemos evitar o messianismo profissional que mostra o assistente como o “messias” de todas as mudanças sociais.
Mostraram também que o serviço social é como um tipo de

Relacionados

  • lluillll
    1194 palavras | 5 páginas