RResumo do filme Tempos Modernos

767 palavras 4 páginas
Agora, ele não precisa obedecer nem ao papa. Na corte, o rei Henrique
VIII desfila suas excentricidades – e deixa revelar seus temores. Esposas, clérigos, conselheiros... ninguém está a salvo da ira do monarca

efinitivamente, a heráldica da casa dos Tudor cai bem em Henrique VIII. As formosas e simétricas pétalas da rosa vermelha que ornamentam o emblema da família real representam com propriedade o charme e a beleza deste que é considerado o mais atraente, inteligente e sedutor dos reis ingleses em muitas décadas. E, ainda que o brasão não os revele, o monarca possui também os espinhos que completam a simbólica flor – e sua majestade não faz questão nenhuma de escondê-los. Nestes seus 26 anos de reinado, em paralelo às admiráveis atividades físicas e intelectuais, o soberano logrou construir uma reputação ferina, exclusiva de um tirano vaidoso, dominador, excêntrico e inseguro, que persegue e castiga com veemência e crueldade aliados e oponentes em igual medida. Um verdadeiro leão bufante, para traçar um paralelo com outro brasão da realeza britânica.

Analisando-se exclusivamente seu lado iluminado, Henrique VIII é, disparado, o melhor partido da Europa. Atlético, vigoroso, praticante de esportes tão variados como a justa e o tênis, excelente dançarino, cavaleiro e esgrimista, o dono da coroa da Inglaterra revela-se ainda um homem culto e inteligente. Fala inglês, francês, latim e espanhol, escreve ensaios, compõe canções de amor. Além disso, as pretendentes o veem como um dos homens mais elegantes do planeta – seu guarda-roupa e sua joalheria não encontram par nem mesmo entre as mais bem-vestidas damas da corte. Criado nas tradições católicas, é temente a Deus, e, depois de se revoltar contra as autoridades eclesiásticas de Roma, tornou-se cabeça da religião na Inglaterra – o que faz dele o mais bem-apessoado representante direto do Todo-Poderoso na Terra, com o perdão do papa Paulo III.

Tudo seria um conto-de-fadas se o rei não desfilasse

Relacionados