rrertr

449 palavras 2 páginas
 faculdade Anhanguera de jundiai 
Engenharia de Produção

Rechupe ou marcas de chupagem
Introdução:
Solidificação dos aços
Após a etapa de refino, o aço está pronto para ser “vazado” e solidificado. Esta etapa de solidificação chama-se lingotamento, o qual pode ser convencional ou contínuo.
No lingotamento convencional, moldes metálicos (“lingoteiras”), feitos normalmente de ferro fundido, são utilizados na solidificação do aço que após completamente solidificado recebe o nome de lingote. Já no lingotamento contínuo, o aço líquido é vazado em um grande reservatório chamado distribuidor. Do distribuidor, o aço líquido segue por dois moldes metálicos de cobre na forma de tubos que são refrigerados com água. Quando saem destes moldes, o aço já solidificado recebe “sprays” de água para completar o resfriamento. Durante o resfriamento, o aço é cortado com dimensões padronizadas por tesouras, recebendo o nome de tarugo. Tanto o lingote quanto o tarugo são, então, levados para a etapa de laminação, onde serão transformados em uma série de produtos, tais como barras, perfis, chapas, fio máquina entre outros.
O aço líquido é homogêneo, mas durante a solidificação surgem defeito que tornam o material sólido heterogêneo.Alguns defeitos são eliminados durante a fabricação do produto final (acabado) outros defeitos são tornam-se até mais evidentes no produto final.
Como em todo o processo, alguma coisa "sai errado" e aparecem os defeitos. Alguns tipos são removíveis com tratamento térmicos e ou termomecânicos, outros podem persistir e até evidenciarem-se no produto final. Os defeitos comuns das peças fundidas a seguir são devidos à solidificação após fabricação não tão cuidadosa. Gotas frias
• Gotas frias, pequenas gotas respingam contra as paredes da lingoteira, resfriando-se e oxidando-se;quando presas a parede não aderem muito bem ao lingote e são um defeito.
• Inclusão da areia do molde nas paredes internas ou externas da peça. Isso causa problemas

Relacionados