rousseauu

827 palavras 4 páginas
Rousseau distorce da sua época, pois ele tem uma organização de pensamento diferente dos que viviam na sua época, até por conta da sua realidade e contexto histórico, com isso as pessoas o viam como oposição a vários filósofos, por se perguntar inicialmente sobre que tipo de saber tem norteado a vida dos homens, apenas tendo uma única visão de tudo.

Rousseau fala em um de seus principais livros “o contrato social” sobre a vontade geral (é o que beneficia a maioria, e não a soma de coisas particulares) o quanto o povo é importante para definir sua própria liberdade, ele foi fundamental para a revolução Francesa, pois suas ideias se encaixaram bem para o contexto do período.

Ele fala que com o avanço, a sociedade precisa de leis para se organizar, e que foi a partir disso que surgiram as primeiras instituições legais com normas e leis regulamentando a cooperação.

“o homem nasce livre, mas por toda a parte encontra-se acorrentado” precisa-se libertar o homem dessas amarras, viver em sociedade requer regras, mas quando são excessivas ou quando não fazem sentido, o homem está acorrentado.

Ele quebra o estado cívico, que é o que temos hoje, nos faz pensar em rede, com cooperação, mas é louco isso, porque ao mesmo tempo em que ninguém é ilha, assim todos precisamos muito da ajuda do outro em absolutamente tudo, mas mesmo assim vivemos em uma sociedade de muita competição.

Ele fala que a sociedade antes era muito igual como Liza falou, por isso não havia competição.

Propões que todos os homens façam um contrato que defenda a liberdade baseada no consenso garantindo os direitos. ~que não tinha na época, porque estavam sufocados pela aristocracia.~
(organização sociopolítica baseada em privilégios de uma classe social formada por nobres)

Revolução francesa: o estado oprimia a população com altos impostos, a fome prevalecia, sem garantia de direitos individuais.

Nesse contexto que foi importante o contrato: queria a recuperação da liberdade de quando

Relacionados

  • liberalismo
    4165 palavras | 17 páginas