Rousseau e a educação

Páginas: 3 (583 palavras) Publicado: 9 de fevereiro de 2013
ROUSSEAU E A EDUCAÇÃO

Rousseau, um dos mais conceituados pensadores do século XVIII, propõe um projeto para a formação de um novo homem e de uma nova sociedade. Sua proposta de uma educação deacordo com a natureza foi considerada inovadora e revolucionaria, pois ele se opunha a educação de seu tempo e a formação humana.
Rousseau valoriza a liberdade e o desenvolvimento das faculdades dascrianças, a educação conforme a natureza, ele quer que o homem seja educado por si mesmo.
Ele condenava os métodos de ensino utilizados em sua época, onde a educação elitista tinha nos padres jesuítasos expoentes, estes aprendizados eram basicamente repetição e memorização. Porém para Rousseau a educação deveria se preocupar com a formação moral e política.
O objetivo de Rousseau erarevolucionário para seu tempo, sua idealização era uma educação com vistas em uma formação futura para a idade adulta, e com intenção de propiciar felicidade à criança enquanto ela é criança.
Rousseau dividiu avida do jovem em cinco fases: lactância (até 2 anos), infância ( 2 aos 12 ), adolescência ( 12 aos 15 ), mocidade ( 15 aos 20 ) e inicio da idade adulta ( 20 aos 25 ). Nos três primeiros períodosRousseau desenvolve sua idéia de educação como à evolução natural do discípulo, e por isso chamado de método natural, o objetivo é que haja pouca interferência do mestre até os 12 anos, segundoRousseau, ele ainda não pode contar com a razão, este momento foi chamado de educação negativa.
A criança precisa de liberdade para viver e aproveitar cada fase da sua vida em seu devido tempo e não ser umadulto em miniatura. Pois não podemos impor os saberes dos homens à criança; é preciso considerar cada um no seu lugar, sabendo-se que ambos são diferentes e têm suas próprias características.Compreendemos então que a educação é um processo natural e não artificial. A educação deve ser efetivada a partir do momento em que se respeite o desenvolvimento natural da criança e não força-la a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rousseau e a educação
  • Emílio ou Da Educação
  • Rousseau educação na infância
  • A importância de rousseau para a educação
  • A TENDÊNCIA NATURALISTA NA EDUCAÇÃO: ROUSSEAU
  • Rousseau e suas contribuições para a educação.
  • Frases de rousseau do emilio ou da educacao
  • A Filosofia de Rousseau na Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!