Rotinas trabalhistas e contabilização

Páginas: 13 (3206 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
[pic]











Rotinas Trabalhistas e Contabilização

1



SUMARIO


1. INTRODUÇÃO........................................................................................................ 2


2. DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 3


1. RESUMO DA FOLHA DEPAGAMENTO..................................................... 4


2. CONTABILIZAÇÃO DO RESUMO DA FOLHA DE PAGAMENTO........ 5
1. Lançamentos Contábeis no Livro Diário................................................ 6
2. Lançamentos Contábeis no Livro Razão................................................ 7

3. BALANCETE DE VERIFICAÇÃO DE 31/03/2011.......................................8


4. FINANCIAMENTO DE COMPUTADORES E PERIFERICOS................... 9


5. REGIONALIZANDO....................................................................................... 11

3. CONCLUSÃO......................................................................................................... 12

4.REFERÊNCIAS....................................................................................................... 13














2

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho interdisciplinar tem o objetivo de realizar o estudo da folha de pagamento – uma descrição dos proventos e descontos sob o âmbito legal e contábil com ênfase no setor privado, desta forma melhorando conhecimento para os interessados do assunto em questão. Comrespeito aos objetivos específicos, para a consecução do objetivo geral supramencionado foram estabelecidos os objetivos específicos: descrever os elementos integrantes da remuneração; descrever os tipos especiais de remuneração, dos adicionais à remuneração; dos descontos e proventos da folha de pagamento. As demonstrações da folha de pagamento geralmente causam interpretações errôneas por parte dosempregados, que em sua maioria não conseguem interpretar ou não têm conhecimento suficiente para questionar um desconto destacado em seu recibo de salário. Essas demonstrações devem ser bem detalhadas, nas quais o empregador irá evidenciar o que é de direito do empregado e quais são os repasses e descontos que estão sendo envolvidos. Isto posto, depara-se com a problemática de como evidenciar, deforma compreensível os proventos e descontos, separando o que é de direito do empregado, destacando quais os descontos pertinentes até o salário líquido, que é o montante final devido ao empregado.












3


2. DESENVOLVIMENTO

Em consulta ao Art. n.º 464 da CLT, entende-se que "O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado peloempregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo".
Em síntese pode-se dizer que ao efetuar o pagamento ao empregado, que geralmente é realizado através do Holerite (Demonstrativo dos Pagamentos), deve-se recolher assinatura para comprovação da ciência do empregado.
Isto posto, depara-se com a problemática de como evidenciar de formacompreensível os proventos e descontos, separando o que é de direito do empregado, destacando quais os descontos pertinentes até o salário líquido, que é o montante final devido ao empregado. Podem, ainda, constar da folha de pagamento de salários, as verbas pagas aos funcionários por ocasião da rescisão de contrato de trabalho.
As empresas estão obrigadas por lei, conforme art. 225do Regulamento da Previdência Social decreto-lei n° 3.048 de 06 de Maio de 1999, a preparar folha de pagamento, realizar os devidos lançamentos contábeis e ainda manter sob sua guarda os documentos relacionados a essas operações por um período de dez anos.
O processo para execução da folha de pagamento tem fator importante junto ao departamento de pessoal, em razão da riqueza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rotinas trabalhistas e contabilização
  • Rotinas trabalhistas e contabilização
  • ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
  • Rotinas trabalhistas e contabilização
  • Rotinas trabalhistas e contabilização
  • Rotinas trabalhistas e contabilização
  • Rotinas trabalhistas e contabilização
  • Rotinas trabalhistas e contabilização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!