Rotinas trabalhistas e contabilização

Páginas: 5 (1112 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
CONSCIENTIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS







Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos;Comunicação e Linguagem;Psicologia da Educação II;Educação e Diversidade:Relações Étnico-Raciais]. 2º Semestre.
Prof:Vilze Vidotti Costa;Lilian salete Alonso;Carlos eduardo Gonçalves;fábioLuiz da Silva.










SETE LAGOAS

02/11/2012









DIREITOS HUMANOS.

Introdução:
Este trabalho tem por finalidade abranger a conceituação de Direitos Humanos e garantias fundamentais protegidos pela Constituição de 1988. Além disso, o respeito aos Direitos Humanos está estreitamente ligado aoprincípio democrático. O Brasil define em sua Carta Magna a forma de governo republicana, impondo a indissolução federal de entidades autônomas entre si, denominadas Estados e Municípios, proclama o povo como fonte de emanação do poder legítimo (expressão principal do Estado Democrático) com a decisão de escolher seus governantes por meio do voto e garante a proteção dos direitos individuais ecoletivos da sociedade diante do mesmo Estado. A discussão sobre direitos humanos no Brasil tem alcançado mais espaço e relevância nos últimos anos, com a participação da sociedade civil organizada e a execução de políticas públicas nesse campo. Foi pensando nisso que o MEC instituiu seu comitê de Direitos Humanos, cujo dever é mapear, articular e fomentar as ações que promovam os valores dos direitoshumanos em todos os níveis de educação. O objetivo do comitê é discutir a vinculação entre educação e direitos humanos.



Conscientização.
Dentre os planos de ações governamentais que o Ministério participa, destacam-se o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), elaborado em 2003. O PNEDH define ações educativas voltadas à defesa dos DH de grupos sociais específicos que aolongo da história brasileira foram excluídos da educação tais como os afro-descendentes, indígenas, portadores de deficiência e jovens em cumprimento de medidas sócio educativo. O povo, que detém o poder sobre o Estado, tem direito à cidadania, ou seja, a possibilidade do exercício dos direitos civis, de acordo com a lei, sendo um dos fundamentos da Nação, conforme expressa a Carta Magna em seu artigo1°, inciso II. A cidadania possui três elementos principais que a caracterizam: são compostos pelos direitos civis (aqueles direitos necessários à liberdade individual), os direitos políticos (direito de participar no exercício do poder político como um membro de um organismo investido de autoridade política ou como um eleitor dos membros de tal organismo), e os direitos sociais (que se refere atudo o que vai desde o direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança ao direito de participar, por completo, na herança social e levar a vida de um ser civilizado de acordo com os padrões que prevalecem na sociedade). A Carta Magna de 1988, diferentemente das sete Constituições anteriores, começa com o homem, tendo sido escrita para o homem. É um documento que se espelha nos princípios daCarta Universal de Direitos Humanos e procura amparar tanto quanto possível os direitos e garantias do homem e do cidadão. Apesar de deter uma Constituição considerada como um dos documentos mais democráticos do mundo, o Brasil carece de cidadania, num fantástico descompasso em relação à Carta Magna, pois a situação atual dos direitos humanos, em nosso país, encontra-se ainda em fase deconsolidação. Alguns tópicos sociais de suma importância no Brasil de hoje no que se refere a Direitos Humanos, é levantar umas das principais realidades sociais envolvendo o desrespeito destes direitos fundamentais em nosso país, a saber: Libertar-se de muitos preconceitos sociológicos que imperam em nossa sociedade, tais como o preconceito racial, a marginalização de indivíduos menos abastados ou em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rotinas trabalhistas e contabilização
  • Rotinas trabalhistas e contabilização
  • ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
  • Rotinas trabalhistas e contabilização
  • Rotinas trabalhistas e contabilização
  • Rotinas trabalhistas e contabilização
  • Rotinas trabalhistas e contabilização
  • Rotinas trabalhistas e contabilização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!