Rotina na educação infantil

Páginas: 5 (1200 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2012
A rotina nada mais é do que “sequência de atos, usos, observada por força do hábito” (Minidicionário da Língua Portuguesa), e ela está presente em diversas instituições sociais, sendo ela muito importante para a área educacional no sentido de estruturação e norte. Dentro da rotina da educação infantil está contido, horário, determinação de tempo, trabalhos e atividades, sequência de ações, rotinadiária, entre outros.
As rotinas podem ser vistas como produtos criados, produzidos e reproduzidos no dia-a-dia, tendo como objetivo a organização do cotidiano.
O educador deve refletir sobre a construção de um planejamento, de acordo com Proença (2004, p.13):
A rotina estruturante é como uma âncora do dia-a-dia, capaz de estruturar o cotidiano por representar para a criança e para osprofessores uma fonte de segurança e de previsão do que vai acontecer. Ela norteia, organiza e orienta o grupo no espaço escolar, diminuindo a ansiedade a respeito do que é imprevisível ou desconhecido e otimizando o tempo disponível do grupo. É um exercício disciplinar a construção da rotina do grupo, que envolve prioridades, opções, adequações às necessidades e dosagem das atividades. Aassociação da palavra âncora ao conceito de rotina pretende representar a base sobre o qual o professor se alicerça para poder prosseguir com o trabalha pedagógico.

Ao planejar uma rotina é extremamente importante ter a conscientização de como ela será aceita pela turma e se for necessário fazer modificações que sejam juntamente com a turma. As rotinas podem tornar-se alienantes quando o educador nãoconsidera a participação, o tempo de cada um, a relação com o mundo, a liberdade, a imaginação e a socialização dos alunos e educadores. Quando as rotinas tornam-se uma sequência de eventos com pequenas ações, fazendo as crianças agir, imitar, e repetir gestos e ações que não foram criadas por eles, tornando-se alienante pelo fato de ser vivida sem sentido.
Um ponto interessante de sercomentado, e que ocorre dentro da rotina na educação infantil é a padronização das atividades com o tempo determinado para cada atividade. Algumas instituições trabalham com atividades fixas diárias (ex.: hora do parquinho, hora da história, entre outras), e essas atividades tem o tempo estipulado para ser executada e existe uma divisão das atividades pedagógicas e das atividades de socialização sendoassim o momento de higiene e alimentação das crianças fica fora dessas duas divisões, portanto elas não são vistas como valor pedagógico e nem de socialização.
Segunda Batista (1998, p.46-47):
A lógica da rotina na creche também parece ser fragmentada, pois separa o tempo de educar, do tempo de cuidar, do tempo de brincar, do tempo de aprender, do tempo de ensinar, entre outras. O tempo nacreche parecer ser recortado minuciosamente: há um tempo pré-determinado para “todos” comer na mesma hora, banhar na mesma hora, dormir na mesma hora, brincar e aprender. Parece ser possível dizer que esta organização, antes de estar centrada nas necessidades das crianças, obedece a uma lógica temporal regida basicamente pela sequenciação hierárquica e burocrática da rotina.

O educadorinfantil deve estar atento para saber em quais momentos as atividades diárias são necessárias, olhando sempre a proposta pedagógica da instituição. Os educadores devem estar atentos com as atividades diárias, pois elas devem promover o desenvolvimento da autonomia e construção da identidade das crianças, e cada atividade deve propor diversas situações seja de higiene, de cuidado, entre outras, poistoda atividade deve estar voltada para o aprendizado dos alunos.
Segundo Madalena Freire, “para a construção de uma rotina do trabalho é preciso, por um lado uma constância (temporal, espacial, de atividades e de participantes) e por outro lado, a articulação entre tempo, atividades e esforço”.
De acordo com Maria Carmen Barbosa existem quatro fatores que fundamentam e apóiam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A rotina nas pedagogias da educação infantil dos
  • Rotina na educação infantil
  • A rotina na Educação Infantil
  • A importancia da rotina na educação infantil
  • rotina na educação infantil
  • Rotinas na educação infantil
  • Rotinas na Educação Infantil I
  • Rotinas na Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!