Roteiros EGPd PP1 1s15

2282 palavras 10 páginas
Engenharia de Produção - UNIMEP
Processos Produtivos I - 5º sem EGP Diurno - 1s 2015
Prof. Erivelto Marino

HORÁRIO: Turma 02.6: Sexta-feira 09h30 às 11h00

Roteiros das aulas práticas.

Aula prática número 01
Introdução ao processo de torneamento
a) Objetivo
Introdução ao aprendizado do funcionamento de um torno e do processo de torneamento através da visualização e do manuseio de um torno universal.
b) Equipamento
Torno.
Ferramenta para torneamento externo.
Ferramenta para torneamento interno.
Ferramenta para corte.
Ferramenta para furar.
c) Material
Barra de aço ABNT 1020 de 1”.
d) Procedimento 1. Apresentação do torno universal pelo técnico. - movimentos fundamentais - fixação e centragem da peça - fixação da ferramenta - ajuste das condições de usinagem (avanço, rotação e profundidade de corte) e posicionamento da ferramenta (funcionamento dos diais micrométricos) - função do cabeçote, caixa de roscas, avental, contra-ponto, carro porta-ferramenta, etc.
Obs.: Observar a constituição interna do cabeçote e fazer o esquema do mesmo. 2. Execução de uma peça, conforme desenho número 01, pelo técnico. Os alunos devem anotar as ferramentas e as condições de usinagem usadas. A operação deve ser cronometrada, pois o tempo de confecção da peça será comparado com o tempo calculado.
e) Questões 1. Para que serve a luneta e o contra-ponto? 2. Por que um torno precisa ter várias rotações e avanços? 3. Detalhar o processo de fabricação da peça, indicando: - a seqüência das operações necessárias; - o esquema (desenho) de cada operação, indicando dimensões e tolerâncias operacionais (cotas de usinagem), sistema de referência e fixação da peça; - as ferramentas utilizadas (esquemas); - as condições de usinagem; - tempo total de fabricação da peça (tempo medido). 4. Quando é usada a placa de quatro castanhas independentes e que cuidados devem ser tomados quando for utilizada?
5. Como é calculado o tempo de corte no torneamento

Relacionados