Roteiro A Saga de Zeca Lifonso

2115 palavras 9 páginas
ZECA LIFONSO
Roteiro DE EULER LUZ BASEADO EM CONTO DE OLAVO ROMANO

001 - int - sala de um apartamento urbano - DIA
Ano 2011 - ÁUREA, 60 anos, simples, porém bem vestida e conservada, sozinha na sala de sua casa, vai até um móvel e pega um PORTA-RETRATOS com uma foto antiga de uma garotinha com uma pipa nas mãos, a foto é dela quando criança, senta-se em uma cadeira de balanço com o porta-retratos na mão. Muito emocionada com seus pensamentos e lembranças, enxuga uma lágrima, dá um sorriso saudoso e pronuncia meigamente:
ÁUREA
Sô Zeca Lifonso...(Se lembrando e sorrindo)O rigor de uma saudade.. fade out
002 - ext- estrada rural – FINAL DA TARDE DO DIA DA VISITA fade in
Ano 1960 - Transição como volta ao passado. ZECA LIFONSO, lavrador, 70 anos, franzino, aspecto rústico com um farto bigode, voltando da visita que fez aos pais de ÁUREA, faz uma viagem de retorno à sua casa. Zeca viaja tranqüilo por uma estrada rural, montado em uma égua magra e de pequeno porte, com destaque para uma inocente PIPA (papagaio) infantil presa no arreio de sua montaria. Com imagens bem abertas, câmera bastante distante do modelo. Correm os créditos iniciais.
Ouve-se uma voz feminina, cansada e um pouco rouca. É a voz de ÁUREA.

ÁUREA (off)
O rigor de uma saudade.

003 -int – estúdio - chroma key- floresta tenebrosa - noite
A partir dessa fala, a viagem se transforma, tornando-se misteriosa ao entrar na floresta, cheia de perigos e elementos sinistros, dentre eles um pipa, porém agora assustadora, parecendo estar viva. Toda essa cena é mostrada com efeitos digitais, chroma key com desenhos no fundo, como de revistas em quadrinhos, em preto e branco. Relâmpagos, trovões e efeitos sonoros e visuais histriônicos dão à cena um clima épico e aventuresco. Zeca Lifonso montado em um cavalo enorme, majestoso. Som alto e irritante e a frase que se repete por algumas vezes:
ÁUREA (OFF)
O rigor de uma saudade. fadeout 004 - EXT - curral de ordenha – MANHÃ do dia da

Relacionados