Roteiro para teatro sobre Esparta

Páginas: 3 (670 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ESPARTA
Narradora – Introdução
Esparta, cidade-estado da Grécia, localizada no Sul da Península do Peloponeso
Fundada pelos Dórios (um povo de origem indo-européia, dedicados a atividadesmilitares e como forma de obtenção de recursos praticavam a guerra) no século IX a.C., por isso o estado era militarista, com uma poderosa força militar, um poderoso exército. Também era um estadooligárquico, o que quer dizer que o poder estava na mão de poucos, no caso 5 Éforos, os cargos políticos mais elevados. A base da economia era a agricultura.
Mãe – Samantha – EDUCAÇÃO/PAPEL DA MULHER NASOCIEDADE
Ah meu filho! Que bom que tu és forte! Não iria aguentar perder outro filho... Já basta teu irmão que na tua idade, por ser pequeno e magro de mais foi jogado do alto de um penhasco... Mas tunão... Minha vida inteira fui criada, como uma boa mulher espartana, para ter um filho como tu! Forte, bravo, robusto! Um homem de verdade! Serás um grande guerreiro! Lutarás por Esparta! A única parteruim de tudo isso é que com sete anos serás entregue ao estado para receber educação como guerreiro... Aprenderás a lutar, se defender, não demonstrar dor, sobreviver as situações mais adversas... etantas outras coisas! É difícil... mas necessário... Saíras do estado e entrarás no exército pronto para ser um grande guerreiro!
Hilota – ORGANIZAÇÃO SOCIAL
Ai que vida miseravel, devia ter nascidoum esparciata, os unicos q tem direitos politicos e cidadania, seria um guerreiro temido, ou ao menos, qm sabe, um perieco para morar aos redores da cidade, ser um campones, comerciante ou artesão...Um homem livre!!!! Mas justo eu, tive que nascer um hilota! Nem escravo, nem homem livre, sou obrigado a trabalhar para a classe dominante, os únicos com poder militar, politico, religioso... Eu e amaior parte da população com o nosso trabalho garantimos o sustento do resto dos cidadãos... Ô vida!!
Éforo – ESTRUTURA POLÍTICA
Se for novamente reeleito como um dos cinco éforos, prometo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • roteiro de teatro
  • Roteiro para teatro
  • roteiro teatro
  • Roteiro do Teatro
  • Peça de teatro- roteiro
  • roteiro peça de teatro
  • Roteiro para teatro de Maria Borralheira
  • Resumo sobre Atenas e Esparta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!