ROTEIRO PARA SISTEMATIZAÇÃO DA LEITURA DO TEXTO “A LEXICOLOGIA E A TEORIA DOS CAMPOS LEXICAIS” DE CELINA MÁRCIA DE SOUZA ABADE

819 palavras 4 páginas
ROTEIRO PARA SISTEMATIZAÇÃO DA LEITURA DO TEXTO “A LEXICOLOGIA E A TEORIA DOS CAMPOS LEXICAIS” DE CELINA MÁRCIA DE SOUZA ABADE

Respostas: 1.
1.1 – É conhecer a história social do povo que a utiliza.
1.2 – Suas diversas relações com os outros sistemas da língua e as relações internas da língua.
1.3 – Etimologia- criação, importação de palavras e estético lexical.
1.4 – Uma referência a um todo articulado, com relação de coordenação e hierarquia entre palavras, organizadas a maneira de um mosaico.

2.
2.1- Sem o lugar merecido, os estudos lexicais permaneceram em segundo plano durante um bom tempo da história linguística. Relegados a segundo plano, dar lugar às preocupações acerca dos estudos fonéticos, morfológicos e sintáticos.

2.2- Palavra: É um termo genérico, utilizado na língua, fazendo parte do vocabulário de todos os falantes. Vocabulário: É o conjunto de palavras utilizadas por determinado grupo. Léxia: São as palavras de uma língua, uma palavra que tenha significado social.
3.
3.1- Seu objetivo é o estudo do significado do léxico.
3.2- São interjeições, partículas de afirmação ou negação; palavras morfemáticas como artigos, preposições; categoremas como pronomes, assim como os nomes próprios e os numerais que não são estruturáveis.
3.3- Ela não estuda o significado da palavra no texto ou discurso, e sim o seu significado como conteúdo de língua. Ela não se ocupa do que é análogo como “significado de fala”, nem das oposições do ato de fala. Estuda sim, o significado do ponto de vista da própria língua, ou seja, o mesmo, em contextos totalmente diferentes.
3.4- A Lexicologia e semântica tradicional como frente à gramática gerativa. A Lexemática trata das invariantes do significado. A semântica trata do plano do significado na fala, das variantes,
3.5- As unidades funcionais

Relacionados