Roteiro para relatórios

Páginas: 5 (1100 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
A RELÓT
Roteiro para elaboração dos relatórios das aulas práticas
Prof. Sérgio Xavier

Observações gerais:

- O tempo verbal deve ser padronizado no texto: tente usar a terceira pessoa e evitar uso de expressões como: “no nosso experimento”, “meus resultados” “pipetamos”etc.... Como exemplo, podemos substituir estas expressões por: “no experimento realizado.....” , “os resultadosobtidos....” “pipetou-se...”. Enfim, a descrição deve ser sempre no impessoal (ex.: “Foi adicionado” ou “adicionou-se” ao invés de “Eu adicionei” ou “Adicionamos”)

-Defina os itens do seu relatório com clareza. Agrupe assuntos semelhantes e separe assuntos não relacionados. Use subitens para organizar melhor os assuntos e sempre procure numerar os itens para facilitar o acompanhamento do raciocínio;-Use termos técnicos;

-Respeite a grafia correta de nomes científicos;

-Padronize a formatação: tamanhos e tipos de letras, tanto no texto quanto nos títulos; procure usar parágrafos alinhados pelas duas margens (esquerda e direita); mantenha sempre a mesma quantidade de espaços entre parágrafos e títulos, etc;

-Não enfeite demais seu relatório. Ele é um texto técnico e deve teraspecto profissional.

Partes do relatório e respectivas pontuações:
Capa
1. Introdução (1,0)
2. Objetivos (0,5)
3. Procedimento experimental (1,0) e resultados (2,5)
4. Discussão (3,5)
5. Conclusão (1,0)
6. Bibliografia (0,5)

Nome da Instituição:
Nome do curso:
Nome da disciplina:
(Letra Arial 12)

Capa:

Título da prática (Letra Arial 18)

Nome do aluno:
Turma:
(Letra:Arial 12)

1. INTRODUÇÃO
Não deve ultrapassar uma página escrita com letra Arial 11 (Espaçamento 1,15). Servirá para contextualizar o assunto de que tratou a prática e do qual tratará o relatório. Não é um resumo, mas é realmente uma introdução ao assunto, uma fundamentação teórica. Apenas informações relevantes ao EXPERIMENTO devem ser apresentadas!

2. OBJETIVOS
Descrição dos objetivosda prática. Normalmente os objetivos são apresentados como ações “obter”, “extrair”, “observar”, “analisar”, “caracterizar”, etc.
Exemplo: Na prática: “Medidas em química: massa e volume”, um dos objetivos é “Analisar a exatidão dos recipientes volumétricos”.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E RESULTADOS

Os dois itens devem ser descritos concomitantemente, embora pontuações diferentes sejamatribuídas para cada um. O objetivo da junção desses dois itens é facilitar a elaboração do relatório evitando frases repetitivas.

Procedimento experimental
Consiste em descrever detalhadamente o procedimento executado, incluindo também possíveis ajustes que tenham sido feitos durante a prática com relação ao procedimento originalmente proposto no manual de práticas. Devem ser citadas todas asvidrarias e equipamentos utilizados, além dos reagentes com respectivas concentrações.

Resultados
Após cada procedimento deve-se então descrever suas observações experimentais. Ex: Em um tubo de ensaio adicionou-se, com o auxílio de uma pipeta, 10 mL de uma solução de NaOH 1M e 3 gotas do indicador fenolftaleína. RESULTADO: Observou-se que a solução, anteriormente incolor, tornou-se colorida(cor de rosa). A parte em negrito do exemplo corresponde ao resultado e o restante descreve o procedimento.
Os resultados devem ser apresentados de forma objetiva e lógica. A apresentação dos resultados é uma das partes mais difíceis do relatório pois você deve descrever os resultados obtidos sem incluir necessariamente a interpretação dos mesmos (essa interpretação constará na discussão). Você deveconsiderar que a pessoa que está lendo o relatório não conhece o assunto, não fez o procedimento e não tem a menor idéia do que está sendo apresentado nos resultados. O segredo é ser o mais direto e sintético possível, sem omitir nenhum tido de informação que ajude a compreensão dos resultados.
Caso seja necessário, deve-se incluir com clareza todos os cálculos realizados (Ex: na prática...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • roteiro para relatório
  • ´Roteiro para relatório de aulas práticas
  • Relatório do roteiro de execução
  • Roteiro de relatório de estágio
  • Roteiro de relatorio de estagio PNAE
  • ROTEIRO Do RELATORIO FINAL DE ESTAGIO
  • ROTEIRO DE RELATÓRIO SEMESTRAL
  • Roteiro para Relatório de Estagio UNIP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!