roteiro para observação

Páginas: 8 (1993 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Universidade Federal de Mato Grosso.
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)

Disciplina: Didática III
Docente: Prof. Dr. Adelmo Carvalho da Silva
Discente: Ivan Alisson


Este relatório consiste em uma atividade da disciplina Didática III sob a orientação do professor Adelmo Carvalho da Silva. Atividade de observação na sala de aula do Colégio Missionário Gunnar Vingren,com a professora com formação em matemática, Sra. Monique Vieira.
No primeiro dia de observação, a Professora me recebeu de boa vontade, disposta a ajudar e perguntando como está o curso na UFMT, comentou também sobre a famosa matéria "matemática para o ensino (Matemática elementar)", destacando que os alunos enfrentam logo no primeiro semestre uma grande dificuldade na matéria. Segundoela, por o fluxograma do curso de licenciatura plena em matemática da UFMT ser muito antigo, há muitas desistências no curso, o que é preocupante, pois, há uma carência na área principalmente na docência. Ela se empolgou com a atividade a ser realizada, destacando que traz uma antecipação do estágio, mostrando de perto a realidade em sala de aula, a professora comentou também que essa atividade podeajudar-nos a determinar se , de fato, queremos ser professores, uma vez que a realidade em sala de aula, é precária, preocupante e alarmante, falou que as estatísticas apontam que nos último 10 anos se formaram 144 mil professores de matemática no Brasil e apenas 43 mil exercem a docência. Na opinião da professora a Matemática é a "mãe" de todas as ciências, e de que ao longo do tempo foi ensinadade modo errado, causando medo e trauma nos alunos. “Não é surpresa sermos tidos como "loucos" ao estudar cálculo, a sociedade cria uma barreira com a matemática, isso é fruto de aulas mal elaboradas, quando o professor apenas "vomita" os conteúdos nos alunos, sem interagir, sem empolgar o ouvinte sobre a beleza da Mãe matemática".
Em sala, a professora busca, a todo o momento, a atenção dosalunos, é notável que ela faz o possível para a aula não ser monótona, a todo instante faz interação com os alunos(exemplo: atividades dinâmicas com números, no objetivo de fazer os alunos se familiarizarem com a matemática ), tenta incentivar os alunos sobre aprender matemática, ela é correspondida por boa parte dos alunos, eles empolgam com a verdadeira intenção da professora que é ensinarmatemática. O diálogo entre a professora e os alunos é constante, sempre algo que acrescenta na matéria, porém há alunos que não falam com a professora, e opta por não querer aprender, e simplesmente bagunçar e atrapalhar a aula, mediante esse comportamento a professora solicita que o referido aluno se dirija à coordenação, mas de maneira geral a relação professor-aluno é consideravelmente boa.
Aprofessora não tinha o plano de aula no caderno, mas sim em seu e-mail , na hora do intervalo na sala dos professores tive a oportunidade de ver e analisar o referido plano. Esta conforme o que fora apresentado aos alunos, mas alguns objetivos descritos no plano não foram alcançados, o que é normal, ela ainda comentou dizendo que dificilmente consegue cumprir o plano de aula na íntegra, pois, são muitasas dificuldades dos alunos, e sempre tem que retardar o conteúdo, para obter-se melhor resultado na aprendizagem dos discentes. O fato de não conseguir cumprir o plano de aula, não é preocupante, pois o plano é apenas um auxilio e não algo que deva ser seguido à risca. A instituição do ensino, pede aos professores um plano de aula semanal, estive em 3 encontros de 4 horas cada e tive acesso aoplano, pude notar que a professora cumpriu os objetivos em aproximadamente 70%.
Na sala dos professores perguntei aos docentes de outras disciplinas sobre o plano de aula, e concluí que matemática é a matéria que menos alcança os objetivos destacados num plano de aula. Isso ocorre por causa da grande dificuldade dos alunos em entender a matéria, uma herança antiga, o desafio é tirar o título...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Roteiro de Observação
  • Roteiro de observação
  • Roteiro para observação
  • roteiro de observacao
  • roteiro de observação
  • ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO
  • Roteiro de observação
  • Roteiro de observação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!