ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

6584 palavras 27 páginas
CAMINHOS DO TCC...
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA
Maria Lourdes Blatt Ohira, Ms.
Delsi Fries Davok, Dra.
1 INTRODUÇÃO
Pesquisa é busca ou procura, é buscar ou procurar resposta para alguma coisa. Em se tratando de Ciência, a pesquisa é a busca de solução a um problema. Bello (2004), afirma que não se faz ciência, porém se produz ciência através de uma pesquisa. Pesquisa é, portanto, o caminho para se chegar à ciência, ao conhecimento.
Pesquisa requer método científico. Valentim (2005, p. 17), define método científico como:
[...] o conjunto de técnicas e instrumentos utilizados para o desenvolvimento de um determinado estudo; visa subsidiar e apoiar o pesquisador nas atividades inerentes à realização da pesquisa, delineando de maneira clara e objetiva todas as suas etapas e sistematizando a forma do pesquisador compreender e descrever o objeto de investigação.
Assim, o método científico pode ser considerado uma disciplina instrumental que propõe o cumprimento de diversas etapas para se resolver problemas e alcançar objetivos de forma científica.
Dado o exposto, como toda atividade racional e sistemática, a pesquisa requer a elaboração de um projeto. O projeto de pesquisa é a descrição de um processo em que, a partir de uma necessidade, se escolhe um tema e, gradativamente define-se um problema e as formas de solucioná-lo. Nessa direção, o projeto de pesquisa deve sistematizar o caminho a ser percorrido para dar resposta ao problema de pesquisa e, conseqüentemente, conduzir ao alcance dos objetivos e metas com eficiência. O projeto é, portanto, um documento que apresenta as diretrizes que orientarão a investigação, devendo responder:
O que fazer?
Assunto; delimitação do assunto; formulação do problema; definição de termos
Por que fazer?
Justificativa
Para que fazer?
Objetivos: geral e específicos
Como fazer?
Envolve a metodologia da pesquisa, ou seja descreve a forma de como o autor realizará seu estudo: Como? Com que? Quando?

Relacionados

  • Como Fazer E Apresentar Trabalhos Cient Ficos Em Eventos Academicos Antonio Carlos Xavier
    37316 palavras | 150 páginas
  • Tensões, embates e conflitos em torno da apropriação e usos da natureza na região da lagoa de ibiraquera entre os municípios de garopaba e imbituba (sc)
    63998 palavras | 256 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas
  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas