Roteiro para apresentação de seminário sobre pena de morte

Páginas: 7 (1506 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2012
ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO
PENA DE MORTE – A FAVOR
INTRODUÇÃO: TEMPO DE APRESENTAÇÃO: 1:00

NÓS FALAREMOS A RESPEITO DA TÃO CONTROVERSA PENA DE MORTE.
PARTIREMOS DO PONTO DE VISTA DE QUE SOMOS FAVORÁVEIS A SUA APLICAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO.
- OS PONTOS QUE TRATAREMOS DURANTE A NOSSA EXPLANAÇÃO SERÃO OS SEGUINTES:

* PRIMEIRAMENTE SITUAREMOS A PENA DE MORTE NO TEMPO,TRAÇANDO UM BREVE HISTÓRICO DA SUA APLICAÇÃO NO BRASIL
* EM SEGUIDA VAMOS DESENVOLVER ASSUNTO DE MANEIRA OBJETIVA, EXPLICANDO AS VANTAGENS DA EFETIVAÇÃO DA PENA DE MORTE, CITANDO EM QUE CASOS ELA DEVERIA SER APLICADA E DE QUE MANEIRA ELA SERIA REALIZADA ALEM DE DEMONSTRAR COMO ELA É FEITA NOS EUA E QUAIS RESULTADOS ELES OBJIVERAM COM A SUA EFETIVAÇÃO.
* PASSAREMOS ENTAO EM SEGUIDA PARA ASQUESTÃOS SUBJETIVAS E MAIS CONTROVERSAS DO ASSUNTO: TRATAREMOS DA QUESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS E DA QUESTÃO ÉTICA E RELIGIOSA EM RELAÇÃO A PENA DE MORTE.
* POR FIM CONCLUIREMOS COM A CONFIRMAÇÃO DA VALIDADE DA APLICAÇÃO DA PENA DE MORTE E ABRIREMOS O ESPAÇO PARA OS QUESTIONAMENTOS.

DESENVOLVIMENTO PARTE 1 : 1:40

HISTÓRICO DA PENA DE MORTE NO BRASIL

A PENA DE MORTE NO BRASIL ENTROU EMVIGOR E FOI ABOLIDA POR VARIAS VEZES, ENTRE UMA NOVA CONSTITUICAO FEDERAL E OUTRA. DESDE O PERIODO DO BRASIL COLONIA ATÉ A DATA DA ULTIMA CONSTITUICAO FEDERAL DE 1988

* COM A CF DE 1988 A PENA DE MORTE NO BRASIL FICOU RESTRITA AO ÂMBITO MILITAR SENDO AUTORIZADA EM CASOS DE GUERRA DECLARADA, ONDE SERÃO JULGADOS OS INDIVIDUOS POR CRIMES COMO TRAIÇÃO À PATRIA, ESPIONAGEM, DE
SERSÃO. PORTANTOEMBORA TENHAMOS A IMPRESSÃO DE QUE O PAÍS NÃO TEM PENA DE MORTE, ELA EXISTE E ATÉ HOJE EXISTEM PROCESSOS EM ANDAMENTO.

* NÃO PODEMOS DEIXAR DE OBSERVAR QUE A PENA DE MORTE NO BRASIL ATÉ ENTÃO SEMPRE QUE APLICADA TEVE SEMPRE CARATER POLITICO, COM A FINALIDADE DE PERSEGUIR AQUELES QUE CONTRARIASSEM A POLITICA NACIONAL.
DIFERENTEMENTE DA PENA DE MORTE DEFENDIDA POR NÓS, A QUAL CUMPRE O PAPELÚNICO DE PROTEGER A SOCIDADE DOS ATOS DE CRIMINOSOS CRUÉIS, E NÃO CRIMINOSOS POLITICOS.

SABEMOS QUE DIANTE DISSO SURGE A PERGUNTA: SERÁ QUE O PODER POLITICO NÃO UTILIZARA DESTA FERRAMENTA PARA PERSEGUIR NOVAMENTE?

POIS AFIRMAMOS QUE DIANTE DA FORMA COMO O MUNDO ESTA CONFIGURADO, UM PAIS JÁ COM SUA DEMOCRACIA INSTAURADA E EM PLENO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO COMO O BRASIL, ISSO NÃO SERIAPOSSIVEL. PRIMEIRAMENTE PORQUE A SOCIEDADE MUNDIAL NÃO ACEITARIA E ISSO CERTAMENTE CAUSARIA IMPACTOS PROFUNDAMENTE NEGATIVOS NA ECONOMIA DO PAIS, ATRAVES DE EMBARGOS ECONOMICOS . PORTANTO O MEDO DA INSTAURACAO DA PENA DE MORTE DIANTE DESTE FATO NÃO DEVE EXISTIR.

DESENVOLVIMENTO PARTE 2 - 1:15

VANTAGENS DA PENA DE MORTE

ACREDITAMOS QUE PENA DE MORTE DEVE SER LEGALIZADA NO BRASIL.ACREDITAMOS QUE O PRIMEIRO DEVER DO ESTADO É PROTEGER A SOCIEDADE E NÃO RECUPERAR UM INDIVÍDUO.
AS PENAS DE NOSSA LEGISLAÇÃO VIGENTE VÊM FRACASSANDO NA SUA FUNÇÃO DE INTIMIDAR OS CRIMINOSOS, FAZENDO COM QUE ELES ESCARNEÇAM DA JUSTIÇA CRIMINAL, NA CERTEZA DA IMPUNIDADE OU DO CUMPRIMENTO DE PENAS LEVES. DESSA FORMA ESTAMOS PERMITINDO QUE OS FACÍNORAS AMPLIEM A SUA CORAGEM PARA A PRÁTICA DOS CRIMESHEDIONDOS.
PORTANTO COMO AFIRMA AUGUSTO DUTRA BARRETO A SOCIEDADE DESEJA: A PAZ SOCIAL. E NA BUSCA POR ESTA PAZ SOCIAL, A PENA DE MORTE É UM REMÉDIO SOCIAL URGENTE

E AS SUAS VANTAGENS SÃO

:- RETIRAR DO CONVÍVIO SOCIAL OS CRIMINOSOS CRUÉIS CUJA RECUPERAÇÃO É IMPOSSÍVEL ELIMINANDO A INSEGURANÇA SOCIAL.
- VANTAGEM ECONÔMICA: COM A DIMINUIÇÃO DOS GASTOS COM A MANUTENÇÃO DO SISTEMA CARCERÁRIO JÁFALIDO. AQUI NÃO PODEMOS DEIXAR DE CITAR QUE UM PRESO COMETEDOR DE UM CRIME CRUEL TEM AS SUAS PROVISÕES CUSTEADAS PELO ESTADO, ENQUANTO UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS DE BEM MORREM DE FOME TODOS OS ANOS NO BRASIL.
- DIMINUIÇÃO DA CRIMINALIDADE, TENDO EM VISTA O PODER DE INTIMIDAR, DE CAUSAR MEDO.

DESENVOLVIMENTO PARTE 3 – 1:15

EM QUE CASOS A PENA DE MORTE DEVE SER APLICADA E DE QUE MANEIRA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • roteiro de apresentação de seminario sobre variaveis linguisticas e socias
  • Redação sobre pena de morte
  • Comentário sobre pena de morte
  • Reflexões sobre a pena de morte
  • redação sobre pena de morte
  • A MINHA OPINIAO SOBRE A PENA DE MORTE
  • Redação sobre pena de morte
  • debate sobre pena de morte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!