Roteiro Laborat Rio III TI FernandaTorello 05032015 R

292 palavras 2 páginas
Disciplina: Tópicos em Invertebrados
Roteiro de Aula Prática III
Tema: Filo Mollusca
O filo Mollusca são animais triblásticos, celomados de corpo mole e que podem ter seus principais órgãos protegidos por uma concha, estrutura composta, principalmente, por carbonato de cálcio.
Objetivo
O aluno poderá constatar as características diagnósticas do grupo, enfatizando-se as mais marcantes e evidentes.
Material e métodos
A aula prática trabalhará dissecção de moluscos frescos.
A partir do exemplar de lula, deve-se observar a morfologia interna e externa, realizando a dissecção, conforme o protocolo abaixo:
1- Observe externamente as estruturas corporais como: forma corporal, olhos, braços orais, tentáculos, coloração e textura.
2- Com o auxílio de uma tesoura, remova os braços orais e os tentáculos. Observe-os, atentando-se às ventosas tão importantes na locomoção e na fixação.
3- Ao centro da cabeça, após remover os braços, pressione a abertura oral para remover o bico. Observe o bico e note se a rádula está visível dentro do bico.
4- Posicione o animal com a parte mais rígida (concha interna) voltada para baixo. Com o auxílio de uma tesoura, abra o manto delicadamente para não romper os órgãos internos. 5- Observe se há a massa de ovos, no caso desse indivíduo ser fêmea e estar se reproduzindo. 6- Observe os órgãos, intestino, brânquias, manto e glândula de tinta.
7- Remova a glândula de tinta delicadamente para não rompê-la. Separe-a.
8- Remova os órgãos e vire o manto com a parte externa para cima. Delicadamente, insira a lâmina por baixo da pele tentando remover uma porção mais fina e esticada possível. Leve esse material e observe no microscópio.
9- Ao final, você poderá romper a glândula de tinta e colocar água, misturando a tinta e observando sua solubilidade.

Relacionados