Roteiro estudos química inorgânica

Páginas: 29 (7250 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
RODRIGO MENEZES WHEELER

ROTEIRO DE ESTUDOS – FUNÇÕES INORGÂNICAS

Florianópolis
2013
Ácidos

Conceito de Arrhenius

Svante August Arrhenius foi um químico sueco que em 1884, em sua tese de doutorado propôs a teoria da dissociação iônica. Arrhenius verificou que algumas soluções aquosas conduziam corrente elétrica e outras não. Segundo Arrheniusácidos são compostos que em solução aquosa se ionizam produzindo como íon o cátion H+, um exemplo é o HCl, que quando em meio aquoso ioniza-se produzindo H+ Cl-, porem o hidrogênio acaba se ligando com o oxigênio da água H2O formando o íon hidrônio H3O+.

Hidrogênios ácidos, grau de ionização (equação de ionização de um ácido) e força do ácido;

Hidrogênios ácidos são todos os átomos dehidrogênio H contidos na molécula que sofrem ionização. No caso de um ácido ter mais de um hidrogênio ionizável em sua molécula, a ionização acontece em etapas, ocorrendo em cada uma a ionização de somente um hidrogênio H.
O grau de ionização de uma substancia se define como a relação entre o número de moléculas dissociadas pelo número total de moléculas dissolvidas na solução, então quanto mais H+for liberado pela substancia em solução aquosa maior será o seu grau de ionização. Para medir a maior ou menor extensão de uma ionização, usa-se o chamado grau de ionização(ou grau de dissociação iônica), que é representado pela letra a.

a= número de moléculas dissociadas
número de moléculas dissolvidas

O grau de ionização varia entre 0 e 1 que também pode se interpretado como 0 e 100%. Quando a está próximo de zero a substância está pouco ionizada e quando se aproxima de1 a substância está bastante ionizada. Ácidos com grau de ionização menor ou igual a 5% são classificados como ácidos fracos, os com grau de ionização maior 5% e menor que 50% são classificados como ácidos moderados e os ácidos com o grau de ionização igual ou maior que 50% são considerados ácidos fortes.Classificação de ácidos:

* Quanto à presença ou ausência de carboxila com exemplos

Alguns ácidos apresentam, em relação as suas ligações químicas, características específicas que os diferencia. Um exemplo são os ácidos carboxílicos que são caracterizados pela presença do grupo carboxila (- COOH) ligado à cadeia de carbono.
Com apenas uma carboxila ligada a cadeia de carbono oácido é considerado monocarboxílico, se houver a presença de duas – COOH será um ácido dicarboxílico e com a presença de três – COOH o ácido é considerado tricarboxílico.
Ácidos com até 4 carbonos C ligados são líquidos incolores solúveis em água, os que apresentam a partir de 5 C até 9 C são substancias incolores e viscosas pouco solúveis e os com mais de 10 C ligados são sólidos brancos,semelhantes a cera.
Em meio aquoso há uma interação entre moléculas de água e as do grupo hidroxila (OH), assim as moléculas do ácido se ionizam dando origem a íons H + ou H3O+(Ácido de Arrhenius).
Alguns ácidos carboxílicos estão presente no cotidiano, o ácido metanoico,também conhecido como acido fórmico, que é causa do ardor das picadas de formiga, é o mais simples dos ácidos carboxílicos, ele éum ácido monocarboxílico, ou seja, tem apenas um molécula do grupo carboxila CH2O2. Outro comum no cotidiano é o ácido acético, que é o principal ingrediente do vinagre, e também é classificado como ácido monocarboxílico.

* Quanto à presença ou ausência de oxigênio com exemplos

Os ácidos podem ainda ser classificados quanto a presença ou ausência do átomo de oxigênio na molécula. Ácidosque não contêm oxigênio são classificados como hidrácidos. O ácido bromídrico Hbr é um exemplo, ele formado pela dissolução de moléculas de brometo de hidrogênio Hbr em água, outro hidrácido é o ácido sulfídrico H2S , é muito utilizado por exemplo na fabricação de fertilizantes.
Já os ácidos que contém oxigênio na molécula são chamados de oxiácidos, Um ácido , segundo Arrhenius ou tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo dirigido de química inorgânica
  • Quimica inorganica
  • Quimica inorganica
  • A química inorgânica
  • quimica inorganica
  • Quimica Inorganica
  • química inorgânica
  • quimica inorganica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!