Roteiro de leitura: "O historiador e a questione della língua" STEINBERG, Jonathan

2100 palavras 9 páginas
Patrick Bruha
MA5
Disciplina: Língua, Comunicação e Sociedade II – Profa. Ana Luiza M. Garcia

Roteiro de leitura
STEINBERG, Jonathan. O historiador e a questione della língua. In: Burke, Peter & Porter, Roy (orgs.) História social da linguagem. Tradução Alvaro Hattnher. São Paulo: Editora UNESP, 1979. pp. 235-248

1. Resuma a situação dos casos usados como exemplo para provar que a união entre língua e nacionalidade, que hoje nos parece natural, é recente. Na Itália, em 1861, a esmagadora maioria da população não falava ou entendia italiano. Dividida em várias Cidades-Estado, e cada uma delas tendo um dialeto próprio mais ou menos distante do italiano, a luta para impor ao italiano como língua oficial teve sua parte no esforço de unificação da península, fomentando o nacionalismo. Cabe também ressaltar o exemplo de Frederico, o Grande, que, apesar de ser um príncipe alemão, achava perfeitamente normal falar francês (sendo seguido portanto por toda sua corte) e se recusava a falar alemão.
2. Qual é a maior dificuldade a ser enfrentada para distinguir dialeto de língua e padrão de variedades? A variedade é só do padrão ou pode também ser do dialeto?
Essa dificuldade reside no fato que a fronteira entre língua e dialeto é somente percebido após dar devida atenção à análise do contexto político, administrativo, pessoal e cultural do observador. Para Clivio, a língua é um dialeto que tem sob controle as Forças Armadas e o aparelho administrativo do Estado. Logo, a variedade é só do padrão, pois tudo que é falado que não seja parte integrante do padrão, é dialeto.
3. Descreva brevemente o caso que ocorria na fronteira russo-romena fornecido para ilustrar tal dificuldade.
Por se assemelhar ao romeno, o moldávio deveria ser um dialeto próprio à língua. Assim sendo, a Rússia estaria ocupando um território com habitantes pertencendo à Romênia, e não à Rússia. Porém, por haver uma “orientação” diferente (stalinista no caso) o romeno e o moldávio

Relacionados

  • Ola - Linguistica
    554 palavras | 3 páginas