ROTEIRO DE ESTUDOS Fund Antrop E Sociologia Jur Dica 2015

25101 palavras 101 páginas
ROTEIRO DE ESTUDOS
Fundamentos de Antropologia e Sociologia Jurídica

CURSO DE DIREITO
Prof. Zenildo Soares de Souza Júnior, MSc. profzjr@hotmail.com 1

Nas páginas seguintes, você encontra textos que tratam dos temas e linhas gerais que abordamos em nossa disciplina. Os assuntos estão dispostos aproximadamente da mesma forma de sua apresentação em sala de aula, e as questões para avaliação serão extraídas do seu conteúdo. Assim, leia com atenção, acompanhe as explanações em sala, anote e reflita sobre estes textos, procurando rememorar o que discutimos, de modo a consolidar os seus conhecimentos sobre a disciplina.

Tema 1 – ALGUMAS DEFINIÇÕES
A Sociologia e a Antropologia são as mais conhecidas dentre as Ciências Sociais. Trata-se de um grupo de saberes cujo desenvolvimento está associado à Idade Contemporânea, e que possui fortes vínculos com o mundo moderno. Estas ciências (assim como a atual Ciência Política e, em certa medida, a Economia, em sua dimensão social e política) se estabeleceram devido à necessidade de compreender o mundo novo criado pelo advento da industrialização, da liberdade política, da urbanização, do mundo do trabalho elaborado pelo capitalismo etc. Dentre elas, a SOCIOLOGIA é a mais antiga (sob o ponto de vista de uma metodologia elaborada em termos rigorosamente científicos). Por isso, estudá-la permite compreender, em essência, a dinâmica operacional e conceitual das Ciências Sociais como um todo.
Podemos definir simplificadamente a Sociologia como uma ciência dedicada a estudar o homem em seu aspecto social, conforme verificado na atualidade. É fundamental entender que o objeto de estudos da sociologia são as INTERAÇÕES entre os seres humanos quando em coletividade – ou seja, são as atitudes que tomamos levando em conta que vivemos junto com outros seres humanos, e pensando nas ações e reações deles. Neste sentido, a Sociologia se volta para os vínculos dos indivíduos quando tomados em grupo, interessando-se tanto pela dimensão de

Relacionados