ROTEIRO DE ESTUDO DO TEXTO “ARTE: QUE CONHECIMENTO É ESTE?”, DE KENNEDY PIAU.

Páginas: 5 (1235 palavras) Publicado: 9 de março de 2014

Universidade Estadual de Maringá
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES




ROTEIRO DE ESTUDO DO TEXTO “ARTE: QUE CONHECIMENTO É ESTE?”, DE KENNEDY PIAU.





Disciplina: Introdução ao Conhecimento Científico





Maringá, 7 de Março de 2014.
1) Por que Piau (2005, p. 4) afirma que “não há arte sem pesquisa”? Justifique.
[Antes, tente entender o que é pesquisacientífica e o que é arte].
Pesquisa científica é a busca de conhecimento com o intuito de aprofundamento sobre determinado objeto, a fim de reunir, metodicamente, informações e embasamentos teóricos/científicos para sanar as indagações propostas pelo problema inicial.
A Arte é expressão de uma visão de mundo, tanto interior com exterior, individual ou coletiva, ou seja, é a expressão de um tipo deconhecimento.
Sendo assim, a arte pode ser um objeto de pesquisa encerrando em si diversidade de conceitos, manifestações e paradigmas que estão abertos a estudos e pesquisas para sua compreensão integral. Penso que Piau ao afirmar que não há arte sem pesquisa, esteja baseando-se na conceituação técnica e na de movimentos históricos, nos quais ao se iniciar uma produção artística busca-se nestespontos norteadores.

2) Diferencie arte e obra de arte (p. 4).
Arte: é um conjunto de ideias /pensamentos não universal nem natural, que possibilita a criação de juízos de valores.
Obra de arte: é o produto criado pelo artista, produzido através do trabalho humano.

3) Por que o conceito de arte não é natural nem universal, segundo Piau? (p. 4)
O conceito de arte não pode ser dito comonatural nem universal, pois o significado artístico depende da cosmovisão particular do sujeito que se dispõe a julga-lo. Sendo assim, para Piau, o que pode ser considerado arte para alguns pode não ser para outros.

4) Como a arte é reduzida a algo supérfluo? (p. 5-6)
A expressão artística individual/coletiva é uma ferramenta de libertação social. O não-estimulo dessa arte humana é resultado dasociedade-autoritária-condicionante vigente que não julga este estimulo como básico (através educação convencional) por enxergar nessa ferramenta o sucumbir do seu império-capital. Posto isto, a arte se vê reduzida a algo supérfluo, concebida como um produto a ser comprado quando a arte é, e deve ser, acessível a quem deseja fruir-se dela e/ou utiliza-la como mecanismo de manifestação.

5) Porque a arte é vista como elitista, por alguns, mas não é elitista em si? (p. 5)
Porque seguindo o raciocínio de que a maior parcela da população não considera a arte como direito (leve explanação do porque na questão 4) e que somente os setores mais abastados da sociedade usufruem do direito ao acesso a arte, tem-se a ideia de que se trata de algo essencialmente elitista. Porém, mesmo a arteerudita, tem suas raízes fincadas na cultura desenvolvidas por classes subalternas com fortes impressões da cultura popular.

6) Discuta a relação “arte-decoração-consumo-modismo”. (p. 6-9)
A arte utilizada como mecanismo de agregação de valor de objetos, que antes de estetizados, são essencialmente funcionais, atua como atrativo para consumo tornando-os produtos facilmente vendáveis, consumíveis esubstituíveis. As artes visuais quando requisitadas para favorecer esse embelezamento, atua como um tipo de estetização superficial, tornando-os mais prazerosos. A obra como decoração, e também para a utilização em propagandas, auxilia no seu processo de mercantilização, já que supre e leva a estimulação do mercado consumidor. “Um produto cujo valor de uso permanece intacto é logo substituídoporque perde seu valor de troca que é condicionado pela moda”.

7) Explique a arte como entretenimento. (p. 9)
A arte como entretenimento é vista como algo subjacente a vida social ativa, algo que se permite fazer/fruir se, e somente se, se tem tempo para tal.
No século XX, o lazer ganhou caráter de conquista social, pois era visto como um tempo livre para auto satisfação. A partir de 1950,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • roteiro de estudo do livro geografia escola e construção do conhecimento
  • ROTEIRO DE ESTUDO PARA O TEXTO “O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET”.
  • ARTE CONHECIMENTOS ESPEC FICOS PARA ESTUDOS PROFESSOR MAPB
  • ROTEIRO DE ESTUDO
  • roteiro estudo
  • Roteiro de estudo
  • Roteiro de estudo
  • Roteiro de Estudo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!