Roteiro Contagem De Aer Bios Mes Filos Para Alimentos 1 2015

895 palavras 4 páginas
Introdução
As polpas de frutas são um produto da pura polpa fruta; um produto natural obtido pelas partes comestíveis das frutas carnosas, maduras e frescas, através de processos tecnológicos e sanitários adequados.
As principais polpas de maior relevância no mercado, são abacaxi, acerola, açaí, cupuaçu, goiaba, graviola, laranja, limão, manga, maracujá, morango, uva entre outras, que resultam em produtos de grande aceitação. Isso por que, por meio deles é possível a elaboração de: sucos, sorvetes e doces, atendendo as necessidades que vão desde donas de casa a restaurantes e indústrias de doces e sorvetes. Polpas de frutas congeladas orgânicas já estão sendo bem mais procuradas.
Segundo a ICMSF (1984) o número de microrganismos aeróbios mesófilos (contagem em placa) encontrado em um alimento tem sido um dos indicadores microbiológicos da qualidade dos alimentos mais comumente utilizados, indicando se a limpeza, a desinfecção e o controle da temperatura durante os processos de tratamento industrial, transporte e armazenamento foram realizados de forma adequada. Esta determinação permite também obter informação sobre a alteração incipiente dos alimentos, sua provável vida útil, a falta de controle no descongelamento dos alimentos ou desvios na temperatura de refrigeração estabelecida.
A presença de microrganismos em alimentos não significa necessariamente um risco para o consumidor ou uma qualidade inferior destes produtos. Excetuando-se um número reduzido de produtos submetidos à esterilização comercial, os diferentes alimentos podem conter bolores, leveduras, bactérias e outros microrganismos. Muitos alimentos tornam-se potencialmente perigosos ao consumidor somente quando os princípios de sanitização e higiene são violados. Se o alimento tem estado sujeito a condições que poderiam permitir a entrada e/ou crescimento de agentes infecciosos ou toxigênicos, pode se tornar um veículo de transmissão de doenças (ICMSF, 1984). Tem-se tornado normal a prática de

Relacionados