Rotavírus

Páginas: 7 (1658 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Disenteria por Rotavírus

Descrição da Doença:

A infecção pelo rotavírus varia de um quadro leve, com diarréia aquosa e duração limitada a quadros graves com desidratação, febre e vômitos, podendo evoluir a óbito. Os rotavírus são reconhecidamente os agentes virais mais importantes associados às doenças diarréicas agudas, atingindo humanos e várias espécies de mamíferos e aves. Infecçõespor rotavírus são comuns em muitas dessas espécies e muitas vezes podem ocorrer de forma subclínica. As conseqüências da infecção estão relacionadas à idade. Embora possam infectar indivíduos e animais de todas as idades, infecções sintomáticas, isto é, diarréias geralmente ocorrem em crianças na faixa etária de seis meses a dois anos. Tem sido a principal causa de surtos de diarréia nosocomial e emcreches e pré-escolas. Apesar de a doença diarréica ocorrer primariamente em crianças, também é comum em jovens e adultos, associada a surtos esporádicos de diarréia em espaços fechados como escolas, ambientes de trabalho e hospitais.
Praticamente todas as crianças se infectam nos primeiros 3 a 5 anos de vida, mesmo nos países em desenvolvimento, mas os casos graves ocorrem principalmente nafaixa etária de 3 a 35 meses. No Brasil, e também em São Paulo, os dados relativos à incidência são bastante limitados.
Descrição Básica dos Sintomas:
•  Náuseas, febre, vômito e diarréia, podendo levar à desidratação.
•  Sinais de desidratação.
•  Olhos secos e fundos, boca seca, pouca quantidade de urina. Nos bebês, a moleira fica funda.
•  O choro pode ficar semlágrima.

Nos Estados Unidos, é a principal causa de diarréia grave. Estima-se que essa doença seja responsável por 5 a 10% de todos os episódios diarréicos em crianças menores de 5 anos. Também aparece como causa freqüente de hospitalização, atendimentos de emergência e consultas médicas, sendo responsável por consideráveis gastos médicos. Crianças prematuras, de baixo nível sócio-econômico ou comdeficiência imunológica parece estarem sujeitas a doença de maior gravidade. O rotavírus também tem grande participação nos surtos de gastroenterite hospitalar.
Agente Etiológico:
Rotavírus: Família dos Reoviridae
É um RNA vírus da família dos Reoviridae, do gênero Rotavírus. São classificados sorologicamente em grupos, subgrupos e sorotipos. Até o momento 7 grupos foram identificados: A, B, C,D, E, F e G, ocorrendo em diversas espécies animais, sendo que os grupos A, B, e C são associados à doença no homem. O grupo A é o de melhor caracterização, predominando na natureza, associado à doença no homem e em diversas outras espécies animais.

Imagem computadorizada
Imagem corte Transversal
Imagem microscópica

Modo de transmissão:
Rotavírus são isolados em alta concentração emfezes de crianças infectadas e são transmitidos pela via fecal-oral, por água, alimentos e objetos contaminados, por contato pessoa a pessoa e também principalmente secreções respiratórias, mecanismos que permitem a disseminação explosiva da doença. A máxima excreção viral se dá no 3º e 4º dia a partir dos primeiros sintomas, no entanto, podem ser detectados nas fezes de pacientes mesmo após acompleta resolução da diarréia. E,provavelmente, secreções respiratórias, mecanismos que permitem a disseminação explosiva da doença.

Na pessoa infectada, o rotavírus entra pela boca, nariz ou pele e se aloja no duodeno. Em seguida, vai para o aparelho digestivo, destruindo a flora intestinal.

Período de incubação: Varia de 1 a 3 dias.
Diagnóstico:
A. A anamnese feita com cuidado, com dadosde história, antecedentes epidemiológicos e o exame clínico podem sugerir fortemente a infecção pelo rotavírus, no entanto como as manifestações clínicas da infecção não são específicas, a confirmação laboratorial é necessária para a vigilância epidemiológica e pode também ser útil em situações clínicas. Na forma clássica, mais freqüente em crianças de 6 meses a dois anos, a doença se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ROTAVIRUS
  • rotavirus
  • Rotavirus
  • Rotavírus
  • rotavirus
  • Rotavirus
  • rotavirus
  • Rotavírus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!