ROTATIVIDADE

Páginas: 14 (3310 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
FACULDADE DE MINAS GERAIS – FAMINAS-BH
TIS- TRABALHO INTERDISCIPLINAR SUPERVISIONADO




Daiane Moura
Débora Ferreira
Júnia Melo
Luciano Alves
Marcelle Batista
Pedro Henrique
Thalyta Fernandes


Orientador: Professor Wanderley Silva


Quais São as Principais Causas e Impactos da Rotatividade de Funcionários em uma Empresa.





Belo Horizonte
2013
JustificativaA rotatividade de profissionais é conhecida também por turnover. As razões para a demissão voluntária ou por demanda da empresa podem ser diversas, só não devem ser constantes.
O potencial humano de uma organização influencia diretamente o ambiente interno e externo da empresa é fator determinante de seus resultados, sendo essencial para as empresas se manterem no mercado. É importante levantaras principais causas que levam um funcionário a pedir demissão ou quais os fatores que levam a instituição a demiti-lo assim como os possíveis impactos gerados pelo elevado índice de rotatividade em uma organização.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a organização que possuir profissionais com alto nível de profissionalização, tem maiores chances de sucesso.
Esta investigação tem comoobjetivo levantar os principais motivos que levam ao desligamento de um funcionário, e quais os impactos gerados pelo turnover.

Problema
Quais seriam então as principais causas da rotatividade e quais os impactos causados pelo alto índice de turnover?

Objetivo Geral
Investigar as principais causas da rotatividade e quais os impactos causados pelo alto nível de turnover dentro de umaorganização

Objetivos específicos
Identificar as determinantes da rotatividade em uma clínica de prestação de serviços médicos.
Descrever as ferramentas sugeridas pelos autores para diagnóstico e medição do turnover.
Identificar os impactos gerados pelo turnover nos diversos âmbitos da organização.

Metodologia

Quando aos objetivos
A pesquisa é descritiva. Descreveremos as características darotatividade de pessoal com o propósito de identificar suas principais causas e impactos.

Quanto à tipologia

A pesquisa é bibliográfica, pois utiliza livros, artigo e documentos para o desenvolvimento do tema pesquisado, para explicar o problema através do referencial teórico.

Quanto à abordagem

A abordagem será qualitativa, descreve as causas e impactos do turnover dentro daorganização.

Referencial Teórico

Determinantes da Rotatividade

Os problemas relacionados ao alto nível de rotação de pessoal podem ter seu início mesmo durante o recrutamento e seleção, podem ocorrer também problemas com o treinamento, o colaborador não receber uma capacitação adequada, ou ainda pode se desmotivar ou então se perceber que foi atraído para uma atividade que é um pouco divergente daproposta entre outros fatores que o fazem desistir de trabalhar em determinada empresa. (OLIVEIRA, 2006, p. 1).
Segundo Oliveira (2006), cabe à gestão de pessoas encontrar, quais as melhores ferramentas eficazes para auxiliar na manutenção de pequeno índice de turnover. Improdutividade, salário, motivação, tédio na execução das tarefas e melhor reconhecimento profissional são as principais causasque atingem o indicador de rotatividade de pessoal. Os profissionais da área de gestão de pessoas, que tenham por objetivo reduzir o seu tal índice, devem analisar todo o processo de recrutamento, seleção, treinamento, motivação e também como está sendo o desenvolvimento do colaborador dentro da organização.
Rosário (2006) cita as causas mais frequentes que levam os funcionários a deixarem asempresas: Ofertas mais atraente por outras empresas; Instabilidade econômica; Ambiente e imagem organizacional; Insatisfação quanto à política salarial da organização; Política de benefícios insuficiente; O tipo de supervisão exercido sobre o pessoal; Falta de política e estratégias para crescimento, aprendizagem e carreira; O tipo de relacionamento humano dentro da organização; As condições de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rotatividade
  • rotatividade
  • rotatividade
  • Rotatividade
  • Rotatividade
  • rotatividade
  • rotatividade
  • Rotatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!