rota66

2415 palavras 10 páginas
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
Técnicas de Reportagem
Professor Ricardo Russo

LIVRO-REPORTAGEM

Acadêmicos
Evandro Augusto Bossle
Vanessa Posca
Emanuel Soares
Marcielli Zucchi
Mônica Fünfgelt

São José, Maio de 2010

INTRODUÇÃO

Entende-se por livro-reportagem a publicação que apresenta uma reportagem que aborda fatos de grande interesse público, que se aprofunda no âmbito investigativo, que faz com que o leitor não perca o interesse pela leitura. O livro-reportagem tem aspectos diferenciados dos demais livros caracterizando-se pelo conteúdo, pela linguagem e pela função. Segundo , Edvaldo Pereira de Lima, O livro-reportagem trabalha de maneira bastante elástica as dimensões de tempo e espaço que delimitam a narrativa jornalística. Cada uma dessas dimensões pode ser vista como um conjunto de esferas de tamanhos variados, sobrepostas umas às outras e que possuem o mesmo centro.

Abordaremos neste trabalho, as várias modalidades do livro-reportagem, e faremos uma breve contextualização do livro ROTA 66 – A HISTÓRIA DA POLÍCIA QUE MATA, de Caco Barcellos.

O autor publicou o livro Rota 66, depois de passar sete anos investigando uma unidade especial da polícia militar de São Paulo. Caco Barcellos relata as torturas, mortes e perseguições sofridas por pessoas, na sua maioria pobres e jovens, durante 22 anos.

Enquadrando-se na modalidade livro-reportagem-denúncia, Rota 66 esclarece os meios de controle social que foram exercidos na época da ditadura, período difícil e lamentável da política Brasileira.

LIVRO-REPORTAGEM

No início dos anos 20 do século passado, a imprensa americana já noticiava o fato com dinamismo e rapidez para o leitor. Mas ainda havia uma necessidade maior. Era preciso oferecer mais informações como a revelação do sentido daquela situação, o rumo que era dado aos acontecimentos, e, por fim, o desfecho da história. Com essas preocupações, logo surge a revista Times, que estabelece uma visão mais

Relacionados

  • Artigo P Bom Samaritano
    1171 palavras | 5 páginas