Rostodecriança

2175 palavras 9 páginas
Universidade Anhaguera- Uniderp
Centro de Educação á Distância
Pólo de Taguatinga – Facnet

O surgimento do servico social na America Latina.

Alunas:

Leile Maria L. Silva
RA: 2323390266 Maria do Socorro C. da silva RA: 3304505726 Valdirene Neris da Cunha RA: 3319527996 Marcolina de C. Neris
RA: 2329442853
Célia de Freitas RA: 3330532521

RESUMO:

Reflexões sobre a prática profissional do assistente social estabelecendo Ponderaçõe em torno do processo interventivo e inflexões em que se considera sua trajetória, marcada que é por determinismos múltiplos que a companhom no processo evolutivo do capitalismo brasileiro.

PALAVRAS CHAVE: formação; agir profissional; prática; estratégia; conhecimento

Introdução

Este texto apresenta alguns elementos para a compreensão das particularidades históricas do processo de institucionalização e legitimação do Serviço Social na sociedade brasileira.
O Serviço Social como conhecemos na atualidade teve origem no final do século XIX, quando se intensificou a passagem do capitalismo concorrencial para o seu estágio monopolista. No incípio, ele possuía um caráter de filantropia, sem, contudo, apresentar um perfil profissional. Em decorrência ao avanço da urbanização por volta da década de 30, e a incoerência da industriaização, fez com que surgisse reivindicações. A classe trabalhadora começa a se organizar, o que resulta na insatisfação do grupo dominante. Começa a nascer para apaziguar por parte do estado, a instituição do Serviço Social, devido às alterações sociais do modelo agrário-comercial para o modelo industrial. Segundo Iamamoto (2004, p. 18) "o debate sobre a 'questão social' atravessa toda a sociedade e obriga o Estado, as frações dominantes e a Igreja, a se posicionarem diante dela".
A Igreja dá o pontapé inicial e abre duas escolas de Servico Social;

Relacionados