Rossonancia magnética nuclear de carbono

2842 palavras 12 páginas
1 – INTRODUÇÃO
A cromatografia é uma técnica de separação baseada na distribuição dos componentes de uma mistura entre um fluido (fase móvel ou eluente) e um adsorvente (fase estacionária). A fase estacionária pode ser um sólido ou um líquido depositado num sólido inerte, empacotado numa coluna ou espalhado por uma superfície formando uma camada fina.
A cromatografia de origem no termo grego “chroma+graphein” ganhou importância como método de separação por volta de 1903, com o botânico Mikhail Semenovich Tswett (Figura 1), nascido em Asti (Itália), sendo a sua família de origem russa. Este investigador desenvolveu vários trabalhos experimentais no domínio da separação de extractos de plantas por adsorção diferencial em colunas, usando carbonato de cálcio como fase estacionária e di-sulfureto de carbono como eluente (Figura 2). Nestas experiências, verificou-se a formação de bandas de cores diferentes nas colunas utilizadas devido à adsorção diferencial dos pigmentos corados, que percolavam com velocidades diferentes e emergiam separadamente da coluna. Este investigador foi mais tarde considerado o pai da cromatografia devido à sua valiosa contribuição no desenvolvimento desta técnica.

Figura 1 - Mikhail Semenovich Tswett [1]

Figura 2 - Unidades cromatográficas utilizadas por Tswett para a separação de pigmentos de plantas [1].
A cromatografia tem inúmeras aplicações como método de separação. Por exemplo, a cromatografia gasosaé utilizada para separar componentes relativamente voláteis como álcoois, cetonas, aldeídos e outros, enquanto que a cromatografia líquida é empregue normalmente para purificar produtos farmacêuticos, proteínas, aminoácidos, ácidos nucleicos, vitaminas e esteróides. ::: INÍCIO :::
2 – CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS CROMATOGRÁFICOS
As diferentes formas de cromatografia são classificadas de acordo com diversos critérios como se indica na Figura 3.

Figura 3 – Classificação da cromatografia
A classificação da cromatografia, segundo

Relacionados