Romantismo

Páginas: 8 (1785 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


INTRODUÇÃO
Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, oRomantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seriamarcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.
O termo romântico refere-se ao movimento estético, ou seja, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.
O Romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortesda vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais.

Romantismo
Romantismo é uma expressão usada para designar uma situação que envolve um universo romântico, poético ou romanesco. Está associado à ternura, à paixão e a sensibilidade. O mundo cor de rosa da juventude feminina está intimamente ligado ao romantismo.Romantismo foi um movimento literário que começou no final do século XVIII, na Europa, quando alguns escritores abandonaram as regras de composição e estilo dos autores clássicos, e passaram a falar da natureza, do sofrimento amoroso num tom pessoal e repleto de melancólico, fazendo da literatura uma forma de desabafo sentimental. Essa nova tendência começou na Alemanha, chegou à Inglaterra e àFrança, estendendo-se para outros países.
Os escritores voltaram-se para a nostalgia dos tempos medievais, época da formação de suas nações, valorizando os heróis e as tradições populares, numa reação à cultura aristocrática que ainda vigorava. No século XIX, o Romantismo atinge sua maior intensidade, tornando-se um traço marcante do Romantismo como estilo de época.
Nas artes plásticas, o Romantismofoi uma escola estética que surgiu, paralelamente ao romantismo literário, como reação ao classicismo e ao neoclassicismo e se caracterizou pelo subjetivismo, pela liberdade de assuntos, de composição, de cores etc., a arte utilizada como meio de expressão e de sentimentos.
Contexto Histórico na Europa
O Romantismo está ligado a dois acontecimentos: a Revolução Francesa e a RevoluçãoIndustrial, responsáveis pela formação da sociedade burguesa. Depois da revolução francesa (1787-1789), seguiu-se uma época de rápidas e profundas mudanças no mundo europeu. A sociedade se tornou muito mais complexa.
A Revolução Industrial gerou novos investimentos que buscavam solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção. Sua consequência mais evidente foi a divisão do trabalho e oinício da especialização da mão-de-obra.
Após a Revolução Francesa, o absolutismo entrou em crise, cedendo lugar ao liberalismo (doutrina fundamentada na crença da capacidade individual do homem). A economia da época estimula a livre iniciativa, a livre empresa. O individualismo tornou-se um valor básico da sociedade da época.
O progresso político, econômico e social da burguesia, portanto,preparou terreno para que surgisse um fenômeno cultural baseado na liberdade de criação e expressão e na supremacia do indivíduo, que não mais obedece a padrões preestabelecidos. Foi nesse contexto que surgiu o Romantismo.
O romântico é um descontente com o mundo de seu tempo: tenta fugir dele ou modificá-lo.
Tudo isso significa, na arte, uma ruptura com os padrões clássicos e neoclássicos até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!