romantismo

Páginas: 2 (318 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013

O Romantismo
O romance urbano, também conhecido como romance da cidade ficou marcado por tentar retratar e criticar os costumes da sociedade carioca em 1830 do século XIX. Teve comoprimeira obra O filho do Pescador, de 1543, Teixeira e Sousa, no entanto, seu valor é apenas histórico, a obra de maior valor dessa tendência romântica foi A moreninha de Joaquim Manoel deMacedo.
Outro autor de destaque foi José de Alencar com os romances Senhora, Lucíola e Diva. Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida é considerado por alguns romance urbano.Os romances urbanos criam um público leitor ávido e fiel.
O romance urbano também conhecido como romance de costumes tem como principal característica a preocupação na ilustração de paixões,comportamento e interesses da classe social da época em foco. Os romances urbanos se caracterizam também pela presença do herói e da heroína, que apaixonados precisam quase sempre superarobstáculos para viverem felizes. Outra principal característica é que trouxeram uma nova forma de entretenimento a leitura de romances estrangeiros.

O romantismo regionalista surgiu durante o séculoXIX, inicialmente nas obras de José de Alencar, Bernardo Guimarães, Visconde de Taunay e Franklin Távora. A temática principal observada nesses textos é a vida rural da sociedade da época emdeterminadas regiões do Brasil, desde o extremo Sul, o interior fluminense, o planalto paulista e até o Nordeste.
Esse tipo de prosa tem como projeto a consolidação da identidade nacional através darepresentação das angústias, comportamentos, costumes e valores de uma sociedade rural totalmente oposta aos padrões da corte. Os territórios nacionais narrados nos romances regionalistas eramidealizados e retratados com um tom heróico, a fim de formar uma imagem grandiosa e valorizar os espaços brasileiros em relação aos moldes europeus, que ainda influenciam muito a região litoral.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Romantismo
  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • ROMANTISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!